Blog
O Transtorno Alimentar Restritivo/ Evitativo (Tare), popularmente conhecido como paladar infantil, é um problema caracterizado pela rejeição de determinados alimentos como frutas, legumes e verduras que, quando ausentes em nossa alimentação, podem trazer malefícios à saúde.
Pessoas com paladar infantil costumam recusar pratos com ingredientes nutritivos, optando por uma alimentação baseada em doces, salgadinhos, sorvetes, frituras e fast foods, rejeitando saladas, grãos e cereais. Este estilo de vida é considerado perigoso pois devido a má alimentação, o organismo acaba perdendo nutrientes bons para o corpo, e quando não é reposto, pode causar problemas de saúde como colesterol alto, insuficiência nutricional, energética e anemia.
O transtorno costuma ser muito comum durante a infância, podendo atingir a fase adulta quando não tratado. O diagnóstico é feito por um nutricionista que irá avaliar o modo de recusa dos alimentos de acordo com o tipo de textura, sabor ou forma em que se apresenta. Além disso, tem como principal modo de tratamento a reeducação alimentar, acompanhada de suplementação para repor nutrientes perdidos em casos mais graves.
Misturar novos ingredientes com comidas que você gosta, estabelecer metas de experimentar uma fruta nova por semana, introduzir legumes e vegetais aos poucos no seu prato, variando a textura e o gosto com o auxílio de temperos, são algumas dicas que poderão auxiliar no combate ao transtorno. Caso encontre dificuldades para introduzir uma alimentação saudável sozinho, procure a ajuda de um profissional.
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de nutricionistas capacitados para o atendimento de beneficiários, basta acessar o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.