Blog
O vitiligo é uma doença autoimune, caracterizada pelo surgimento de manchas na pele com diferentes tamanhos. Essas manchas acontecem pela a ausência de melanócitos, células que produzem a melanina no corpo, proteína responsável pelo pigmento da pele. Em 25 de junho é celebrado o Dia Mundial do Vitiligo, por isso listaremos neste texto os tipos existentes dessa condição e seus sintomas.
Atualmente, o vitiligo atinge cerca de 1 milhão de brasileiros. A sua origem pode estar relacionada a problemas e alterações no sistema imunológico, além disso, em alguns casos acontece de forma hereditária.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia classifica o vitiligo em dois tipos, sendo eles:
- Vitiligo Segmentar: Costuma se manifestar enquanto o paciente é jovem, atingindo apenas uma parte do corpo, com manchas mais claras, perdendo a coloração natural da pele.
- Vitiligo não segmentar: É o tipo mais comum, e se manifesta sempre nos dois lados do corpo, tendo como principal característica o aparecimento nas extremidades como mãos, pés, nariz e boca. Neste tipo, as fases da doença podem acelerar ainda mais, causando mais manchas na pele.
Leia também “Aromaterapia: conheça os seus benefícios“
O Vitiligo não é transmissível, e não há manifestação de sintomas como dores ou incômodos, somente as manchas pelo corpo. Para que seja feito o diagnóstico o paciente deve passar em consulta com um dermatologista, que irá solicitar os exames adequados, para assim, identificar a existência ou não da doença.
Não há cura para a doença, no entanto, o tratamento adequado contém a sua evolução. Por fim, o paciente diagnosticado tem que evitar exposição ao sol e usar roupas largas, que não apertem ou provoquem atrito na pele.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de dermatologistas capacitados para o diagnóstico e tratamento de beneficiários com vitiligo. Acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.