Blog
Teste do pezinho: saiba mais sobre esse importante exame de triagem neonatal
Feito durante a triagem neonatal, logo nos primeiros dias depois do nascimento do bebê, o teste do pezinho é fundamental para diagnosticar qualquer doença, seja ela crônica, endócrina, genética, infecciosa ou metabólica.
O teste do pezinho está incluso nos exames essenciais de triagem neonatal desde o ano de 1992, sendo disponibilizado pela rede pública de saúde (SUS). Ele costuma ser feito entre o 3º e 5º dia de vida do recém nascido, sendo realizado a partir de uma pequena amostra de sangue coletada do calcanhar da criança. Este tipo de exame visa identificar doenças que não apresentam sintomas durante o nascimento e que, quando não diagnosticadas e tratadas, causam riscos sérios e irreversíveis para a saúde do bebê.
No Brasil, o teste do pezinho é obrigatório e todas as crianças podem realizar o exame gratuitamente. Já na rede privada, o teste é mais amplo, diagnosticando de 60 a 100 doenças. Atualmente, o teste oferecido pelo SUS costuma identificar cerca de 6 tipos de enfermidades, sendo elas:
- Anemia falciforme
- Deficiência de Biotinidase
- Fenilcetonúria;
- Fibrose cística;
- Hipotireoidismo congênito;
- Síndromes falciformes.
Já na rede privada, além das doenças mencionadas acima, também poderá ser diagnosticado outros tipos, como por exemplo:
- Distúrbio do ciclo de ureia
- Aminoacidopatias
- Galactosemias
- Toxoplasmose congênita
- Doença de chagas
- Rubéola congênita
Leia também “Triagem neonatal: tudo o que você precisa saber”
Além disso, existem outros exames inclusos no Programa Nacional de Triagem Neonatal, como por exemplo, o teste da orelhinha, linguinha, coraçãozinho e olhinho.
No entanto, outros exames feitos ainda durante a gestação também são capazes de identificar futuros problemas e deficiências do bebê. Por isso, é importante não só que haja o acompanhamento de um especialista, como também a realização do pré-natal.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, o Plano Santa Saúde conta com uma equipe de ginecologistas capacitados para o atendimento e acompanhamento pré-natal de beneficiárias gestantes. Para isso, basta acessar o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.