Blog
Caracterizado pela vermelhidão e inchaço ao redor do olho, o terçol é um tipo de doença oftalmológica que acomete homens e mulheres de todas as idades. Neste texto explicaremos não só quais são as principais causas e sintomas dessa infecção, mas também como tratá-la.
O hordéolo, também conhecido como terçol é uma infecção bacteriana que afeta as pálpebras superiores e inferiores, gerando um nódulo acompanhado de vermelhidão e inchaço, que dificulta a visão do paciente.
Sua causa está relacionada ao entupimento de glândulas sebáceas e sudoríparas, responsáveis pela produção de gorduras, afim de evitar o ressecamento dos olhos. Embora este seja um dos principais motivos, o terçol pode ocorrer devido a outros fatores, como por exemplo:
- Inflamação das pálpebras
- Infecção bacteriana
- Mau funcionamento das glândulas
- Oleosidade em excesso nos olhos
Leia também “Glaucoma: principais tipos e sintomas”
A infecção é identificada pelo aparecimento de um inchaço nas pálpebras dos olhos, causando desconforto. Outros sintomas como coceira, visão embaçada, sensibilidade à luz, presença de pus e lacrimação dos olhos também podem surgir.
Apesar de desconfortável, essa infecção costuma desaparecer sozinha após 3 ou 5 dias, não sendo necessário tratamento específico. Alguns métodos como compressas de água morna e higiene da área ajudam a diminuir sintomas de inchaço, coceira e secreção no local.
Por fim, se o desconforto e inchaço persistirem após 5 dias, recomenda-se procurar um médico especialista para realizar uma análise clínica.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!