Blog
Afinal, sopa é ou não é janta?
Esta discussão é travada há tempos e pelo menos uma vez na vida você já deve ter escutado este tipo de pergunta e a resposta é: sim, sopa é janta!
Bastante comum em dias frios, a sopa é uma grande aliada que além de ter um modo de preparo rápido, quando realizada adequadamente com os nutrientes corretos, transforma-se em uma refeição altamente nutritiva, capaz de substituir um prato de comida comum.
A sopa é considerada um prato versátil devido seus inúmeros modos de preparo, que mesmo com ingredientes e sabores diferentes, possuem a presença de nutrientes importantes para nosso organismo, como legumes, feijão, carnes e arroz.
Um de seus benefícios é a rápida digestão devido o prato ser composto de líquidos e ingredientes sólidos, tornando-se uma ótima opção de janta, visto que durante a noite o organismo tende a diminuir o ritmo da digestão.
Além de ser um alimento de fácil e rápida digestão, a sopa contém outros benefícios, sendo eles:
- Fornecimento de fibras: Dado pela presença dos mais variados legumes que podem ser adicionados na sopa, contribuindo para o bom funcionamento do intestino e aumentando a saciedade.
- Baixo custo: A sopa pode ser feita com legumes e verduras da época, assim, você poderá encontrar itens de qualidade com preço justo que cabe no bolso.
- Hidrata: Por conter muita água em seu modo de preparo, este prato colabora na hidratação de quem a ingere, um ótimo fator já que durante o inverno é comum diminuirmos a ingestão de água.
Para fazer uma sopa saudável, é recomendado escolher uma proteína, adicionar um carboidrato, fibras e exagerar na variedade de verduras e leguminosas. Essa variedade irá diversificar o cardápio, sendo possível combinar diversos alimentos, deixando sua sopa gostosa e nutritiva.