Blog
A Síndrome Metabólica, também conhecida como síndrome X, é uma doença endócrina que está diretamente relacionada a hábitos alimentares inadequados. Além disso, também está associada a condições como doenças cardiovasculares, obesidade e sedentarismo.
A Síndrome Metabólica é caracterizada por um conjunto de fatores de risco metabólicos que aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. Esses fatores incluem resistência à insulina, baixos níveis de colesterol, intolerância à glicose e altos níveis de glicose.
Embora essa condição provoque diversas alterações no organismo, ela costuma ser silenciosa, sem sintomas aparentes. Alguns fatores de risco incluem grande quantidade de gordura abdominal, baixos níveis de HDL, pressão sanguínea alta e glicose elevada.
Um médico endocrinologista é quem realiza o diagnóstico dessa enfermidade, por meio de exames que investigam a presença de três ou mais fatores de risco mencionados acima.
Embora não haja cura para a Síndrome Metabólica, a adoção de bons hábitos, incluindo atividades físicas e uma alimentação balanceada, pode melhorar as condições clínicas do paciente. Essas medidas auxiliam no controle do peso, na redução de gorduras saturadas, na melhoria dos níveis de colesterol, na circulação sanguínea e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Para prevenir essa síndrome, é essencial investir em atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada e realizar exames de rotina regularmente.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de endocrinologistas capacitados para o diagnóstico e tratamento de beneficiários com a Síndrome Metabólica. Por isso, acesse nosso guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!