Blog
A síndrome de Stevens-Johnson é uma doença causada por uma grave reação alérgica a algum medicamento, que afeta a pele e as mucosas. Essa reação ocorre devido a um problema imunológico do paciente, e acontece de forma imprevisível. Por isso, neste texto explicaremos quais são as causas, sintomas e também como é feito o diagnóstico da doença.
POSSÍVEIS CAUSAS
Conforme mencionado acima, a principal causa da síndrome de Stevens-Johnson é uma reação alérgica grave, após o uso de algum tipo de medicamento, como por exemplo:
- Anticonvulsivantes
- Analgésicos
- Antirretrovirais
- Anti-inflamatórios não esteroides
- Antibióticos
- Remédios para a gota
No entanto, algumas outras possíveis causas podem incluir infecções causadas por algum tipo de vírus, como o HIV, herpes ou hepatite A, por exemplo. Além disso, pessoas com o sistema imune enfraquecido ou que possuam histórico pessoal ou familiar da doença, também tem maiores riscos de desenvolver a síndrome.
Leia também “Psoríase: conheça os principais tipos e sintomas”
SINTOMAS
Entre os principais sintomas da doença estão:
- Bolhas nas membranas mucosas (boca, nariz, olhos e genitais)
- Descamação da pele
- Dores no corpo
- Dor e inflamação na garganta
- Dor generalizada na pele
- Fadiga
- Febre
- Queimação nos olhos
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da síndrome de Stevens-Johnson é realizado por um médico clínico geral ou dermatologista, por meio da avaliação clínica do caso, de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente, bem como seu histórico de saúde e uso de medicamentos recentes. Posteriormente, os médicos solicitarão exames que indicarão ou não o diagnóstico da doença.
Depois que o diagnóstico é feito, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes, a fim de evitar que o caso se agrave. Caso isso não ocorra, a doença poderá causar algumas complicações na saúde do paciente, como por exemplo:
- Despigmentação ou cicatrizes na pele
- Deficiência visual ou cegueira
- Desidratação
- Infecção generalizada ou sepse
- Pneumonia
- Insuficiência pulmonar, hepática ou renal
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, o Plano Santa Saúde conta com uma equipe de médicos especialistas capacitados para o seu atendimento, por isso, em caso de suspeita da doença, agende já sua consulta. Basta acessar nosso guia médico pelo site ou aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa de todos os profissionais credenciados.