Blog
Síndrome de Guillain-Barré: conheça a doença que fez o Peru declarar emergência nacional de saúde
No começo do mês de julho, o Peru, país que divide fronteira com o Brasil, declarou emergência nacional de saúde por noventa dias após um surto de quatro mortes por casos de Síndrome de Guillain-Barré. Por isso, neste texto explicaremos o que é essa doença, quais podem ser as suas causas e os principais sintomas.
A Síndrome Guillain-Barré é uma doença rara, onde o sistema imunológico ataca o sistema nervoso periférico provocando uma inflamação dos nervos, causando fraqueza muscular e falta de reflexos, por exemplo. Esses sintomas costumam ser motores, com origem nos pés, subindo para as pernas e demais partes do corpo.
Além disso, a doença também pode apresentar os seguintes sintomas:
- Alterações de consciência
- Crise epiléptica
- Coma
- Confusão mental
- Dormência nas mãos e pés
- Fraqueza facial
- Tremores
- Perda de coordenação muscular
Ainda não há uma causa definitiva para a enfermidade, mas acredita-se que a mesma está associada a infecções virais como por exemplo:
- Campylobacter
- Citomegalovírus
- Chikungunya
- Dengue
- Enterovirus D68
- Hepatite A, B e C
- HIV
- Mycoplasma pneumoniae
- Sarampo
- Vírus epstein-barr
- Vírus de influenza
- Zika
Não há um tipo de exame específico para diagnosticar a doença, portanto, o diagnóstico deve ser feito por um neurologista que irá analisar todos os sintomas apresentados e identificar ou não a Síndrome de Guillain-Barré. O tratamento varia de acordo com cada caso e os cuidados são feitos por meio de hospitalização do paciente.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, caso identifique os sintomas mencionados acima, agende já sua consulta. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de neurologistas capacitados para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Guillain-Barré. Para isso, acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.