Blog
A sepse, também conhecida como septicemia, é uma infecção grave caracterizada pela entrada de agentes externos como vírus e bactérias em nosso organismo. Esses agentes se espalham por todo o corpo, causando uma infecção generalizada, que pode levar o paciente ao óbito.
Durante a sepse, o sistema imunológico tenta combater essa infecção generalizada, e com isso, o corpo lança mecanismos de defesa que prejudicam funções vitais do corpo. Por isso, a doença é mais comum em idosos e recém nascidos, por exemplo, uma vez que esse tipo de paciente tem o sistema imunológico mais enfraquecido. No entanto, os focos de infecções mais comuns costumam ser:
- Região do abdômen
- Infecções renais e urinárias
- Pulmões
SINTOMAS
Entre os principais sintomas da sepse, que variam de acordo com o a evolução do quadro clínico, estão:
- Agitação
- Calafrios
- Febre alta
- Hipotermia
- Ritmo cardíaco acelerado
- Tonturas
Leia também “Infecção urinária: Saiba quais as causas e principais sintomas”
DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO
O diagnóstico é feito por meio de uma bateria de exames, a fim de investigar os sintomas e a localidade da infecção. Além disso, por ser uma doença que pode levar o paciente ao óbito, o tratamento costuma ser realizado ainda em investigação.
Confira alguns cuidados importantes para a prevenção da sepse:
- Adotar cuidados de higiene básica
- Lavar as mãos com sabão
- Usar álcool 70% glicerinado
- Manter em dia a carteirinha de vacinação contra infecções
Em caso de suspeita da doença, procure um especialista. Isso porque, quanto mais cedo procurar ajuda médica, maiores serão as chances de cura.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, o Plano Santa Saúde conta com uma equipe de infectologistas capacitados para o seu atendimento. Para isso, acesse nosso guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados, para assim, agendar sua consulta.