Blog
Os rins são de extrema importância para o corpo humano, uma vez que exercem funções imprescindíveis para o bom funcionamento de todo o organismo. Neste texto falaremos sobre o papel que esse órgão exerce, quais doenças o afeta, seus sintomas e o tipo de tratamento adequado.
Os rins são dois órgãos iguais, localizados na parte posterior do abdome em ambos os lados da coluna vertebral e juntos fazem parte do sistema urinário. Considerados multifuncionais, exercem tarefas de muita importância para o bem-estar do organismo.
Entre as suas principais funções estão filtrar o sangue, eliminando toxinas que trazem malefícios ao corpo e regular a quantidade de água do organismo e a pressão arterial, por exemplo. Além disso, também produz hormônios que evitam doenças ósseas e a anemia.
Leia também “Vitiligo: conheça os seus tipos e sintomas“
De acordo com a Organização Mundial do Rim, a doença renal crônica (DRC) atinge cerca de 195 milhões de pessoas no mundo, acometendo mais mulheres do que homens. Várias enfermidades afetam os rins, sendo que algumas possuem cura e outras não.
Os principais problemas renais são:
- Cálculos Renais: Popularmente conhecido como pedra nos rins, são resultados do acúmulo de cristais existentes na urina que endurecem e acabam permanecendo no canal da uretra, e tem como resultado dores intensas
- Insuficiência renal: É a incapacidade de desempenho do rim, que pode se classificar como aguda e crônica, sendo o primeiro tipo a maneira mais rápida disso acontecer e o segundo, uma forma menos progressiva
- Pielonefrite: Também conhecido como infecção renal, geralmente acontece em virtude de uma bactéria inflamatória que causa dor e febre do lado atingido
Problemas renais normalmente estão acompanhados por sintomas como:
- Diminuição de urina
- Dor ao urinar
- Dor na lombar
- Inchaço nas pernas
- Náuseas e vômitos frequentes
- Vontade de urinar
Existem algumas condições de saúde que ajudam na agravação da doença, algumas delas são:
- Diabetes
- Hipertensão arterial
- Obesidade
A forma de tratamento para doenças nos rins varia de acordo com o caso e o seu tipo. Em determinados casos é necessário tratar com o uso de medicamentos, enquanto em outros mais graves, o paciente necessita realizar diálise, hemodiálise ou transplante.
Independente de ter ou não alguma doença renal, os cuidados com os rins são fundamentais e de importância geral, já que são os órgãos responsáveis por filtrar todas as impurezas do nosso organismo.
Confira algumas dicas de como manter a saúde dos rins em dia:
- Beba muita água
- Mantenha uma alimentação equilibrada
- Pratique exercícios físicos regularmente
- Evite o excesso de sal em alimentos
- Consulte o médico regularmente
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, caso você identifique alguns dos sinais listados no texto acima, procure um nefrologista para análise do seu quadro clínico. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce é sempre fundamental para que as chances de cura sejam maiores.
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de nefrologistas capacitados para o seu atendimento. Portanto, acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!