Blog
Você já se pegou espirrando sem parar, com o nariz escorrendo ou entupido e se perguntou: “será que é rinite ou sinusite?” Essa dúvida costuma ser mais frequente do que se imagina. Os sintomas se parecem bastante, mas as causas e os tratamentos são diferentes.
Entendendo a rinite:
A rinite é uma inflamação que atinge a mucosa do nariz, podendo ter origem alérgica ou infecciosa e é caracterizada por sintomas como:
-
Coceira no nariz, olhos ou garganta;
-
Nariz entupido ou com coriza;
-
Espirros frequentes;
-
Diminuição de olfato.
Quando a causa é infecciosa, a inflamação está geralmente ligada a vírus, bactérias ou fungos, com sintomas mais passageiros, normalmente como em resfriados comuns.
Já a alérgica, considerada mais comum, costuma ser desencadeada por substâncias como poeira, ácaros, pólen, fumaça ou odores fortes. Nesse caso, o sistema imunológico reage exageradamente a esses agentes, liberando substâncias inflamatórias que provocam os sintomas mencionados acima.
E a sinusite, o que é?
A sinusite também é uma inflamação, mas que atinge os seios da face, ao redor do nariz e dos olhos. Quando há um bloqueio na drenagem do muco produzido nessas cavidades, o acúmulo favorece infecções e inflamações, gerando sintomas como:
-
Congestão nasal;
-
Secreção espessa amarelada ou esverdeada;
-
Dor facial ou sensação de pressão na cabeça
-
Redução do olfato;
-
Dores de cabeça
-
Febre em alguns casos
Como aliviar os sintomas?
Alguns métodos ajudam a tratar e diminuir os sintomas, sendo dois deles:
1 – Manter os ambientes limpos e ventilados:
Manter a casa as janelas sempre abertas e arejadas, livre de poeiras e mofos ajudam a evitar reações alérgicas e infecções respiratórias.
2 – Lavagem nasal:
A higienização das narinas com soro fisiológico remove impurezas, alérgenos e secreções, promovendo alívio imediato do incomodo. Além disso, é uma prática preventiva, especialmente em dias secos. Por isso, procurar um especialista que explique o passo a passo de maneira correta é essencial pois a lavagem reduz risco de infecções, ameniza sintomas como coriza e congestão nasal além de contribuir na melhora da qualidade do sono.
Embora algumas medidas ajudem no tratamento e alívio dos sintomas, somente um médico poderá realizar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento. Por isso, a procura por um especialista para avaliar o seu caso é essencial. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de cardiologistas capacitados para o acompanhamento e atendimento de beneficiários. Para isso, basta acessar o guia médico pelo site: https://planosantasaude.com.br/ ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.