Blog
Pelo menos uma vez na vida você já deve ter ouvido falar em sinusite e rinite, mas você sabe diferenciar cada uma delas? Ambas podem ocorrer em qualquer época do ano, porém, normalmente acontece com mais frequência com a chegada de estações como outono e inverno. Isso ocorre porque há queda de temperatura, deixando o tempo mais frio e seco por conta da baixa umidade do ar. Nesta matéria você saberá quais são as principais diferenças entre as duas.
Apesar de terem características comuns, ambas as enfermidades possuem sintomas e tratamentos completamente diferentes. A rinite é uma inflamação na mucosa nasal que provoca irritações, inchaços e obstruções das vias aéreas. Já a sinusite é uma inflamação que atinge as mucosas do seio da face, dando dores nas maçãs do rosto, testa e ao redor do nariz. Além disso, pode conter o crescimento de carne esponjosa nas vias respiratórias nasais e ambas são divididas em dois tipos: aguda e crônica.
A rinite aguda mais comum ocorre devido à exposição a determinados tipos de substâncias alérgenas, como ácaros e produtos químicos, causando alergias. Os quatro subtipos da crônica são: rinite crônica, rinite infecciosa, rinite alérgica e rinite não alérgica. E os seus principais sintomas são coriza, espirros constantes, coceira e obstrução nasal que duram em média de sete a dez dias.
Leia também “Bronquite: principais sintomas e como tratar”
Em casos de sinusite, como citado mais acima, a doença respiratória também é dividida em dois tipos, sendo aguda e crônica. O que diferencia é o tempo de duração, onde a aguda dura alguns dias e a crônica pode durar até doze semanas consecutivas.
Segundo a Organização Mundial da Alergia, cerca de 30% a 40% da população mundial sofre com a rinite alérgica e de acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, cerca de 15% a 20% possui sinusite.
Por mais que sejam diferentes, alguns pacientes podem ter as duas inflamações ou apenas uma. Caso tenha se identificado com os sintomas e suspeite ter algum desses dois tipos de inflamações, recomendamos que procure por um alergista para melhor estudo sobre o caso.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de alergistas capacitados para o atendimento de beneficiários. Acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.