Blog
Acidente com fogos de artifício, ferro de passar roupa e água quente, essas são umas das mais variadas causas de queimadura.
De acordo com dados publicados pela Associação Brasileira de Queimaduras (ABQ), estima-se que anualmente cerca de 1 milhão de pessoas sofrem de queimaduras dos mais variados graus, deste número, 100 mil precisam de atendimento hospitalar.
As queimaduras são lesões na pele provocadas pela exposição a um agente externo de alto calor, ferindo a pele, podendo lesionar os tecidos profundos, dependendo do seu grau.
As queimaduras podem ser classificadas em 3 graus, sendo eles:
1º grau: Atinge a primeira camada superficial da pele, conhecida como epiderme, causando dor, bolhas e inchaço no local;
2º grau: Atinge diferentes profundidades da epiderme e derme, contendo a presença de dor e bolhas;
3° grau: Atinge todas as camadas de pele, incluindo músculos e ossos, deixando a pele branca ou em tom carbonizado, neste grau não há sintomas de dor devido a queimadura lesar terminações nervosas.
As queimaduras também podem ser divididas em grupos de extensão que servem para analisar a proporção da queimadura pelo corpo, por exemplo:
- Queimaduras leves são aquelas que danificam menos de 10% do corpo;
- Queimaduras médias atingem 20% do corpo;
- Queimaduras graves, acometem mais de 20% da área corporal
A causa pode estar relacionada a diversos fatores, sendo os mais comuns queimaduras por fricção, elétricas, químicas, térmicas e de radiação que causam dor, inchaço, coloração avermelhada na pele, formação de bolhas e em alguns casos, febre.
Para prevenir queimaduras, evite usar álcool nas mãos quando for manusear algo com fogo, tenha cuidado ao retirar alimentos de ambientes quentes, como panelas e formas, para tratá-las, é recomendado que resfrie a área que foi queimada com água e temperatura ambiente, depois cubra a região com gaze ou toalha limpa e umedecida e dirija-se até um pronto atendimento.
O Plano Santa Saúde conta com duas unidades de pronto atendimento 24h localizados na cidade de Guarujá e Praia Grande, além de uma equipe de especialistas capacitados para o atendimento de beneficiários, caso tenha interesse, basta acessar o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.