Blog
Considerado um problema dermatológico não contagioso, a psoríase é uma condição crônica que tem como principal característica lesões avermelhadas e descamativas no corpo. Alguns dos locais mais atingidos pela enfermidade são os cotovelos, joelhos e o couro cabeludo. Neste texto falaremos não só sobre quais são os principais tipos, fatores de risco, sintomas, mas também como é feito o diagnóstico e tratamento dessa doença.
TIPOS DE PSORÍASE
Existem diversos tipos de psoríase, e entre os mais comuns estão:
- Psoríase vulgar: Lesões com tamanhos variados e avermelhados, contendo escamas secas surgindo assim em áreas como couro cabeludo, joelhos e cotovelos
- Psoríase invertida: Também localizadas em áreas como joelhos e cotovelos contendo lesões úmidas
- Psoríase eritrodérmica: Considerada como um tipo raro, acompanha não só lesões em todo corpo, como também febre e calafrios
- Psoríase gutata: Altamente relacionado a processos infecciosos
- Psoríase ungueal: Costuma afetar unhas das mãos e dos pés
- Psoríase pustulosa: Lesões geradas por bolhas de pus espalhada pelo corpo
- Psoríase palmo-plantar: Fissuras que costumam aparecer nas palmas das mãos e solas dos pés
FATORES DE RISCO
Esta condição clínica é uma doença sem causas aparentes, e se manifesta devido um quadro inflamatório, atingindo homens e mulheres de todas as idades. Os principais fatores de risco da psoríase são:
- Histórico familiar
- Exposição ao frio
- Quadros infecciosos
- Uso de medicamentos
Leia também “Alopecia: conheça a principal doença que causa queda do cabelo”
SINTOMAS
A manifestação dos sintomas variam de acordo com o tipo de psoríase. Os mais comuns são:
- Alteração irregular nas unhas, mudando a cor para um tom mais amarelado
- Descamação do couro cabeludo
- Dores nas articulações
- Manchas vermelhas, escuras ou brancas
- Ressecamento e rachaduras na pele
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Um médico dermatologista é quem realiza o diagnóstico da doença, a partir do exame clínico. Por ser uma doença crônica, não tem cura, mas há tratamentos a fim de controlar a enfermidade, dando melhores condições de vida ao paciente.
O tratamento varia de acordo com o tipo e gravidade da doença, e hoje em dia existem diversas opções terapêuticas disponíveis. Nos casos leves é recomendado hidratar a pele, aplicar medicamentos tópicos e exposição solar orientada pelo dermatologista.
Já para os pacientes com lesões mais graves é recomendado uso de medicações com ação anti-inflamatória ou sessões de luz ultravioleta, também conhecida como fototerapia. Manter uma alimentação equilibrada e evitar o estresse também é importante, uma vez que ajuda a evitar o aparecimento de novas lesões.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, em casos de aparecimento de manchas no corpo, atente-se e procure por um especialista na área. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de dermatologistas capacitados para o diagnóstico e tratamento de psoríase. Portanto, acesse o guia médio pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!