Blog
O período de gestação, sem dúvidas, é um momento importante na vida da mulher, marcado por inúmeras transformações de corpo e alma, por isso, é muito importante que a gestante passe pelo pré-natal.
O pré-natal é o acompanhamento médico que a gestante deve receber ao longo de toda sua gestação. Durante este tempo, a paciente terá o apoio de uma equipe multiprofissional, com nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, que irão instruí-la sobre as mudanças do seu corpo, sanando as dúvidas sobre o desenvolvimento do feto, mudanças emocionais, acompanhando todo o estado físico da gestante, aferindo a altura do útero e a pressão arterial.
Além de auxiliar a mãe com questões internas, o período pré-natal também visa cuidar da saúde da criança ainda dentro do ventre, por isso, durante este período, são solicitados exames, como ultrassom e exames de sangue que tendem a identificar a saúde, idade gestacional e possíveis riscos atrelados a gravidez.
O acompanhamento deve ser iniciado assim que a gestante descobrir a gravidez e as consultas são realizadas mensalmente até o 7º mês, a partir do 8º, é recomendado que a consulta ocorra a cada 15 dias, devido o fim do período gestacional estar próximo.
Ter o acompanhamento médico e realizar os exames são cruciais para detectar riscos e patologias da mãe e do feto, isso porque alguns exames são capazes de identificar malformações ou síndromes que podem acompanhar o bebê para o resto da vida. Desnutrição, doenças autoimunes, cardíacas, infecciosas e insuficiência renal são algumas enfermidades que também podem ser descobertas através do exame.
O pré-natal é disponível para redes públicas e privadas e tem como objetivo passar a maior conforto e segurança para as mães.
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de ginecologistas e obstetras capacitados para o acompanhamento do pré-natal, para isso, basta acessar o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.