Blog
A brotoeja, é um tipo de inflamação do corpo causada pela obstrução das glândulas sudoríparas que impedem a saída do suor. Também conhecida como dermatite miliária, ela costuma surgir após febre, queimaduras de sol, ou até mesmo em dias úmidos e quentes. Além disso, também pode acontecer devido ao excesso de uso de roupas e agasalhos. Seu principal alvo são bebês e crianças, uma vez que esse tipo de paciente não tem glândulas de suor muito desenvolvidas, e tem poros menores.
A inflamação causada pela brotoeja acontece por causa do suor em excesso, que também inflama as glândulas sudoríparas do indivíduo. Por conta disso, esse suor fica preso dentro do corpo, não conseguindo chegar na superfície da pele, o que acarreta no surgimento de lesões, coceiras, e irritações.
A brotoeja aparece em formato de bolhas, sendo avermelhadas ou não, e também existem erupções na pele, geralmente localizadas em regiões como pescoço, axilas e tronco. Os principais sintomas dessa inflamação são coceiras e queimações, mas vale ressaltar que coçar o local inflamado pode provocar lesões, e por consequência, o surgimento de pus, e até possíveis infecções bacterianas.
Leia também “Conheça a Síndrome de Ramsay Hunt“
É importante se manter em alerta, uma vez que nem sempre a vermelhidão da pele do bebê é brotoeja. Existem outras doenças com sintomas parecidos que também surgem com frequência durante a infância, como por exemplo, a doença mão pé boca e a dermatite atópica. Manchas vermelhas na pele, erupções e em alguns casos, coceira excessiva, são as principais características dessa doença.
A forma de tratamento para curar a brotoeja dependerá de características das lesões e idade do paciente. Os médicos especialistas recomendam manter os pacientes bebês e crianças em um ambiente ventilado e fresco, vestidos com roupas de tecido leve. Também é indicado o uso de pasta d’água para amenizar as irritações e coceiras. Já em casos mais graves o paciente deve ir ao médico para avaliação do quadro clínico.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de dermatologistas capacitados para o diagnóstico e tratamento dos beneficiários com brotoeja. Portanto, acesse o guia médico pelo ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!