Blog
A perda de audição é uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades, impactando significativamente na qualidade de vida e na comunicação com outras pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que aproximadamente 1,5 bilhões de pessoas no mundo possuem algum tipo de perda auditiva, identificar as causas da perda é essencial para buscar os meios de prevenção e tratamento mais adequados.
A perda da audição é caracterizada pela perca da percepção em relação aos sons, dificultando a compreensão de fala e identificação de onde o som está vindo. Vários são os tipos de perda auditiva mas os mais comuns são:
- Perda Unilateral ou Bilateral: A unilateral ocorre quando afeta apenas um dos ouvidos, enquanto a bilateral compromete os dois;
- Perda Condutiva: Acontece quando há uma complicação na condução do som através do canal auditivo externo, tímpano e ossículos;
- Perda sensorial: Conhecido como o mais comum, ocorre quando há algum dano no ouvido interno (cóclea) ou no nervo auditivo.
A causa da perda também pode estar ligada ao envelhecimento, doenças crônicas, infecções, acúmulo de cera, fatores genéticos. Apenas o exame de audiometria pode identificar se há algum problema com a audição do paciente, mas existem alguns sinais de alerta para possíveis problemas de audição, sendo alguns deles:
- Necessidade de deixar o volume da tv ou do fone de ouvido alto pela dificuldade de escuta;
- Dificuldade de entender conversas e aumento da fala em diálogos;
Em casos de dificuldade de escuta, é recomendado a busca de um especialista. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de pediatras capacitados para o acompanhamento e atendimento de beneficiários. Para isso, basta acessar o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.