Blog
Localizada abaixo do lobo direito do fígado, a vesícula biliar é um órgão responsável por armazenar a bile, líquido que atua na digestão de gorduras do intestino. Normalmente, a bile consiste em uma mistura de várias substâncias, que ao cristalizar, causam cálculos biliares, popularmente conhecido como pedra na vesícula.
Atualmente, o colesterol é responsável por mais de 75% dos casos de pedra na vesícula. Esses cálculos biliares variam de tamanho e podem ser eliminados sozinhos ou por meio de uma cirurgia.
SINTOMAS
- Cólicas
- Dor de cabeça
- Dor intensa na parte superior do abdômen
- Febre
- Inchaço
- Náuseas
- Vômito
FATORES DE RISCO
- Ser mulher com mais de 40 anos
- Sobrepeso ou obesidade
- Sedentarismo
- Alimentação rica em gordura e colesterol
- Histórico familiar
- Doenças hepáticas
Leia também “Apendicite: causas e tratamento“
A melhor maneira de se prevenir contra a pedra na vesícula é adotar um estilo de vida saudável. Dessa forma, a prática de exercícios físicos, boa alimentação e consumo de água ajudam a eliminar substâncias indevidas do organismo, deixando o indivíduo mais saudável e diminuindo o risco de colesterol.
Após o surgimento dos sintomas, o paciente deve se consultar com um especialista o quanto antes para que seja feita uma análise clínica. Em caso de diagnóstico, o tratamento acontece por meio do uso de medicamentos com a finalidade de dissolver os cálculos. Outra forma seria realizando uma cirurgia, para a retirada de vesícula biliar.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de gastroenterologistas capacitados para o diagnóstico e tratamento dos beneficiários com pedra na vesícula. Portanto, acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!