Blog
Os cuidados com a covid, suas variantes e gripes – Doutora Elizabeth Dotti
Com o aumento dos casos de COVID-19 e gripe, é necessário que a população esteja ciente dos cuidados que devem ser tomados diariamente. A médica infectologista da Clínica Santa Casa Saúde, Elizabeth Dotti Consolo, explica quais são os sintomas que cada um desses vírus gera, assim como também fala sobre as principais preocupações dos profissionais da saúde no momento. Confira a entrevista completa logo abaixo.
Devemos nos preocupar com essa onda de COVID – 19, suas variantes e gripes?
Doutora Elizabeth Dotti: “A preocupação deve permanecer! Essa variante (ômicron) é mais rapidamente transmissível entre a população (não necessariamente menos grave). A questão é que, com a maior parte das pessoas vacinadas, a variante não está afetando tanto quanto poderia.
Pelos sintomas da COVID e da gripe H3N2 serem parecidos, quando devo ir ao pronto socorro?
Doutora Elizabeth Dotti: “A H3N2 causa nos primeiros dias uma febre extremamente alta, mal estar, tosse e dor de garganta. Por volta do terceiro ou quarto dia, é apresentado uma melhora nos sintomas. Já os sintomas da COVID -19 são: dor de garganta leve, uma febre que pode vir a ser alta, perda de paladar, perda de olfato, falta de ar. Nesse caso, o sétimo dia de infecção é considerado o mais importante, pois é a partir dele que os profissionais determinarão o estado do paciente.
Vá ao Pronto Socorro apenas quando apresentar: febre que não abaixa nem com remédios, secreção verde, falta de ar ou mal estar em demasia.”
Quais os cuidados que devemos ter?
Doutora Elizabeth Dotti: “Os cuidados permanecem os mesmos, devemos continuar com a utilização de máscaras, manter as vacinas em dia, utilizando álcool em gel e principalmente manter o distanciamento social.”
Lembre-se: cuidar de si mesmo, é demonstrar cuidado por aqueles a sua volta! Para falar com um profissional da saúde, entre em contato com o nosso aconselhamento médico 24h pelo: 0800 941 6110.