Blog
Neste mês, o #OrgulhoDeSer celebra também o Dia Nacional do Surdo, comemorado nesta terça-feira (26). Essa data nos convida a refletir sobre a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades para as pessoas surdas, algo que o Plano Santa Saúde valoriza e prioriza em seus valores. A operadora conta com diversos colaboradores surdos e com deficiência auditiva, entre eles Bianca Lopes, que há cinco anos vem crescendo e se destacando por onde passa.
Quando iniciou sua jornada no setor financeiro do Plano Santa Saúde, Bianca ainda não tinha experiência na área, mas isso não se tornou uma barreira que a impedisse de evoluir ao longo dos anos. Foram diversos aprendizados, até migrar para o cadastro, onde atualmente trabalha e se sente realizada.
Entre suas principais referências de pessoas que a ajudaram ao longo desses anos estão Fabiana Deus, Elenice Gonçalves, Ana Paula Germano, além de Patricia Bonnaud, que a incentivou a vir trabalhar na operadora “Elas me ajudaram bastante! Pude aprender muita coisa nova, como por exemplo mexer no sistema, que era uma novidade para mim”, conta.
Bianca e os demais colaboradores surdos e com deficiência auditiva comprovaram que a diversidade e a inclusão são fundamentais para qualquer organização. Isso porque graças às suas diferentes perspectivas e experiências de vida, eles podem trazer soluções criativas e eficazes para diversos problemas.
Por fim, a colaboradora se sente feliz e valorizada por todo caminho percorrido ao longo desses últimos cinco anos e se sente pronta para aprender muito mais. “Eu me sinto bem aqui porque o Plano é a minha segunda casa”.
26 DE SETEMBRO: DIA NACIONAL DOS SURDOS
O Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, é uma data que destaca a cultura rica e a identidade da comunidade surda no Brasil. Essa celebração é uma homenagem ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), fundado nesse dia em 1857. A data serve para conscientizar sobre os desafios enfrentados pelos surdos, promover a inclusão, e reforçar a importância do respeito à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, é uma oportunidade para lembrar a luta contínua por direitos e igualdade de oportunidades para todas as pessoas surdas.