Blog
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico que está presente durante a infância, podendo permanecer até a fase adulta. Entre as principais características do TDAH estão impulsividade, inquietude e desatenção.
Segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o número de casos de TDAH em nível mundial varia entre 5% a 8%. Dentre essa porcentagem, estima-se que 70% das crianças com este transtorno apresentam outra comorbidade e 10% apresentam três ou mais.”
Acredita-se que o distúrbio seja ligado a fatores genéticos, uma vez que um ou ambos os pais também tenham o transtorno. Entretanto, também pode estar ligado a outras causas, como por exemplo alterações de neurotransmissores que estabelecem conexões em determinadas regiões do cérebro.
Os sintomas acabam variando conforme a idade do diagnosticado. Os mais comuns entre crianças e adolescentes são:
- Distração ligada a fatores do ambiente
- Agitação em excesso, ou seja, dificuldade de ficar parado em um lugar específico
- Dificuldade de permanecer atento em atividades longas e repetitivas
- Esquecimentos constantes, desde coisas simples até mais importantes
Já na fase adulta, entre as principais características do TDAH estão:
- Dificuldade em organização
- Estresse
- Procrastinação
- Falta de atenção e foco em tarefas cotidianas
- Realização de diversas tarefas ao mesmo tempo, não conseguindo dar conta de tudo e deixando trabalhos incompletos
Estes sintomas podem afetar a vida da pessoa que convive com o distúrbio em diversas áreas. Crianças diagnosticadas com o transtorno tendem a ter um desempenho inferior ao esperado de sua capacidade intelectual. Assim como na fase adulta, em alguns casos, os sintomas de hiperatividade e impulsividade podem diminuir e ser substituídos por falta de foco e dificuldade em concluir tarefas, deixando-as incompletas. Dessa forma pode causar problemas no ambiente de trabalho, especialmente quando há muitas tarefas a serem realizadas, prazos a cumprir e informações importantes para lembrar.
A forma de tratamento do TDAH é multidisciplinar, visto que há a combinação de medicamentos, psicoterapia e em alguns casos, se necessário, fonoaudiologia. Bem como a mudança de hábitos alimentares como redução de cafeína e açúcar controlam sintomas do transtorno, atividades físicas também ajudam a melhorar o funcionamento cognitivo e comportamental, reduzindo os sintomas do transtorno e melhorando o rendimento do paciente.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Caso você identifique os sintomas citados acima, agende já sua consulta. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de especialistas capacitados para o atendimento dos beneficiários com TDAH. Acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!