Blog
Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência conheça Patricia Bonnaud, colaboradora do Plano Santa Saúde
Em 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Segundo o IBGE, no Brasil há 17,3 milhões de pessoas com deficiência. No Plano Santa Saúde a inclusão é vista como essencial para derrubar as barreiras que impedem, em condições de igualdade, o acesso dessa população a muitos espaços. Por este motivo a operadora conta com diversos colaboradores com deficiência, entre eles Patricia Bonnaud.
Patricia nasceu com surdez profunda, ou seja, tem dificuldade para ouvir a maioria dos sons, mesmo amplificados. Ela escuta apenas ruídos extremamente altos, acima dos 90 decibéis. A colaboradora, que trabalha no setor de contas médicas desde 2010, conta que quando chegou no Plano Santa Saúde tinham duas amigas também surdas que ajudaram em sua adaptação. “Hoje em dia consigo realizar as atividades da profissão conforme minhas limitações, como uma funcionária igual a todas as outras.”
No setor onde trabalha não há outro colaborador com deficiência auditiva ou um ouvinte que fale em Libras (Língua Brasileira de Sinais), mas isso não impede que haja comunicação e companheirismo. “A gente se comunica por meio de sinais que as ensinei ou por meio de mímicas, papéis escritos e etc”.
Nos demais setores há outros colaboradores com deficiência auditiva com quem Patricia mantém grande amizade, além de seu esposo, também surdo, que trabalha com o cadastro virtual de guias. “Ao todo são cinco meninas que são minhas amigas dentro e fora do plano”, completa.
Patricia diz se sentir acolhida pelo plano e pelos demais colegas de trabalho, e destaca a necessidade da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “É de extrema importância, pois não são as pessoas com deficiência que precisam se adaptar a sociedade, e sim o contrário”.