Blog
O envelhecimento é algo natural que traz consigo diversas mudanças em nosso corpo, e a menopausa é uma delas. Esse processo está ligado diretamente ao sexo feminino e assim marca o fim da fase de reprodução. Isso impossibilita as mulheres de engravidarem e de viverem o período menstrual ao longo dos meses. Entretanto, existem vários sintomas que devem ser tratados para que não se agravem futuramente. Pensando nisso, decidimos criar um guia de identificação e cuidados para você que está entrando nessa fase.
Desde o início de sua vida as mulheres têm uma quantidade de folículos ovarianos, que são as estruturas que abrigam os óvulos durante o período de ovulação. Eles são formados durante o desenvolvimento do feto, ou seja, durante a vida intrauterina. Após o nascimento a produção acaba, mantendo uma reserva de aproximadamente um a dois milhões.
Com o tempo, após o período de puberdade, a reserva libera-se a cada ciclo, até o fim do armazenamento. Ou seja, quando a quantidade acaba, consequentemente a mulher não pode mais produzir óvulos, ocorrendo uma queda hormonal. Isso marca o fim da fase reprodutiva da mulher, gerando desconfortos e outros sintomas, e ocasionando o início da fase denominada como climatério ou perimenopausa.
Leia também “Dia Mundial do Lúpus“
Muitos confundem o climatério com a menopausa, mas é importante ressaltar que ele é apenas a transição fisiológica entre a fase reprodutiva para a não reprodutiva. Também é nesse período em que o corpo da mulher começa a dar sinais de que a menopausa está chegando.
Normalmente, a menopausa atinge mulheres a partir dos 45 anos, mas existem casos de menopausa precoce, onde a mulher para de menstruar com aproximadamente 30 anos ou mais. O período de transição pode durar de meses a anos e alguns sintomas do climatério são, por exemplo, oscilações de humor, ondas de calor, menstruação irregular, tonturas, palpitações e até dificuldade para dormir.
Devido a ausência de hormônios, as mulheres podem enfrentar algumas dificuldades em seu dia-a-dia. Por fim, confira alguns hábitos que podem melhorar os sintomas causados pela menopausa:
- Alimentação rica em vegetais
- Praticar atividades físicas
- Ter uma rotina de hidratação
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Se você desconfia estar entrando nessa fase, primeiramente se consulte com um ginecologista para realizar exames e análises clínicas. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de médicos capacitados para o seu atendimento. Acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!