Blog
A meningite é uma infecção das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, conhecida como meninges. Sua causa está relacionada à uma inflamação de fungos, vírus e bactérias, podendo levar o paciente a óbito. A enfermidade acomete pessoas de todas as idades, mas costuma ter mais frequência em crianças de até 5 anos.
TIPOS DA DOENÇA
Há 3 tipos de meningite, que variam de acordo com o seu causador, sendo eles:
- Meningite bacteriana: é o tipo mais grave, causado por bactérias como Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis, que entram na circulação sanguínea atingindo o cérebro
- Meningite eosinofílica: causada pelo parasita Angiostrongylus cantonensis, que entra no organismo após o consumo de carnes de animais contaminados pelo parasita
- Meningite viral: considerada a mais comum, sem grandes riscos, costuma ocorrer por ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes
Leia também “AVC: sintomas e sinais de alerta”
SINTOMAS
Confusão mental, dor de cabeça intensa, febre acima de 38º, manchas vermelhas no corpo, sensibilidade à luz e sonolência excessiva, são alguns sintomas da enfermidade. Um clínico geral ou um infectologista são os médicos especialistas que diagnosticam o paciente, por meio de uma avaliação clínica dos sintomas e exames.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO
O tratamento dependerá do tipo de meningite apresentado, podendo ou não haver o uso de medicamentos. Já em casos graves, a internação pode ser necessária.
A melhor forma de se prevenir contra a doença é por meio da vacina BCG, já que ela fornece proteção para qualquer contato com as bactérias e vírus que provocam a meningite. Além disso, outras medidas como evitar contato próximo a pessoas diagnosticadas e lavar as mãos depois de estar em ambientes públicos, também são recomendadas para diminuir o risco de contaminação.
Em casos de identificação dos sintomas mencionados acima, é recomendado procurar um especialista para investigação o quanto antes, uma vez que a meningite pode ser transmitida para outras pessoas, e alguns tratamentos demoram para surtir efeito.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, o Plano Santa Saúde conta com uma equipe de infectologistas capacitados para o diagnóstico e tratamento de meningite. Por isso, basta acessar guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!