Blog
Você sabia que existem diversas causas de dores na coluna? Isso porque a coluna é composta por músculos, tendões, ossos e ligamentos, o que aumenta a diversidade de possíveis dores, dentre elas, uma que se destaca é a lombalgia.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 80% da população já sofreu ao menos uma vez com o desconforto de dor nas costas.
A lombalgia por vez, é o nome dado a uma série de dores que se localizam na parte inferior da lombar que são causadas devido ao esforço excessivo na coluna que pode ser provocado por conta de esforços repetitivos, posições inadequadas, sedentarismo, artrose e até mesmo devido a postura incorreta. Outros fatores que podem desencadear a dor na lombar podem ser:
- Infecções;
- Tumores;
- Hérnia de disco
Além disso, a enfermidade é dividida em três grupos, sendo eles:
Lombalgia Aguda: Também conhecida como “mau jeito”, pode ocorrer devido a realização de um movimento brusco executado de maneira incorreta, provocando dor e incômodo que costumam cessar depois de 3 ou 4 semanas;
Lombalgia Crônica: Costuma ser comum em idosos e suas dores perduram por mais de três meses, sem causa exata;
Lombalgia Subaguda: Caracterizada por dores fortes que podem durar de um a três meses, apresentando melhora natural caso não haja sobrecarga física.
Dores fortes na região inferior da coluna, contrações musculares, dificuldade de movimentar o quadril e incômodo ao caminhar são alguns dos sintomas mais comuns da enfermidade.
O diagnóstico costuma ser feito por um reumatologista após uma análise clínica e avaliação dos exames solicitados. O tratamento pode ser feito com analgésicos e relaxantes musculares que visam diminuir as dores do paciente.
Para evitar as dores nas regiões das lombares, separamos para você 3 dicas que previnem a lombalgia:
1 – Atente-se a sua postura e evite ficar curvado;
2 – Evite carregar peso;
3 – Procure praticar exercícios físicos diariamente
Estes cuidados ajudam a melhorar seu estilo de vida e evitam uma possível lombalgia. Contudo, se houver aparição de dor, é recomendado a procura por um especialista.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de reumatologistas capacitados para o atendimento de beneficiários, além disso, também conta com o Programa Santa Previne que possui inúmeras atividades físicas que visam a promoção e bem estar da saúde. Para informações sobre consultas e especialidades, basta acessar o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados. Já para mais informações sobre o programa, acesse a página do Santa Previne ou entre em contato via WhatsApp pelo número (13) 99613-6735.