Blog
Você já passou mal ao ingerir leite ou algum produto derivado? Se a resposta for sim, cuidado! Talvez você seja intolerante à lactose. De acordo com um estudo publicado pela Revista Ciência & Saúde Coletiva, cerca de 65% da população mundial apresenta essa condição. Os adultos, em sua maioria, são os mais atingidos por esse tipo de intolerância, mas ela também se manifesta em adolescentes e crianças.
A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo de digerir o açúcar do leite e seus derivados. Dessa forma, esta deficiência ocorre quando o organismo não produz a lactase, enzima digestiva encarregada de realizar a digestão da lactose. Quando o açúcar do leite ou derivado não é totalmente absorvido pelo organismo, bactérias que vivem no cólon (parte do intestino grosso) são ativadas. Ou seja, em vez de serem processadas e absorvidas, são fermentadas por bactérias que ali vivem, e dessa forma causa sensação de mal testar.
Esta deficiência pode surgir de diferentes maneiras, mas a mais comum acontece por meio da redução natural de concentração da lactase com o avançar da idade. Gases, cólicas abdominais, diarreia e náuseas, por exemplo, são os sintomas mais comuns da intolerância à lactose.
Leia também “Anemia: principais sintomas e quando procurar ajuda“
A intolerância divide-se em três tipos:
Congênita: provocada pela ausência completa da lactase, sendo detectada logo após o nascimento
Primária: caracterizada como a forma mais comum entre todas, é a responsável pela diminuição natural da produção de lactase da adolescência até o fim da vida
Secundária: nesse tipo, doenças intestinais afetam a produção de lactase, o que pode resultar em intolerância temporária que desaparece com o controle da deficiência.
Os pacientes controlam a intolerância à lactose por meio de medicamentos e dietas. Portanto, apostar em um cardápio rico em frutas, verduras e cerais integrais facilita o trânsito intestinal.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Caso identifique os sintomas, procure um médico para melhor avaliação do quadro e diagnóstico completo. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de especialistas capacitados para o atendimento dos beneficiários com intolerância à lactose. Acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!