Blog
Profissionais da área da fisioterapia palestraram para público interno e externo no Consistório da Irmandade
Nesta quarta-feira (13), mesma data em que se comemora o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, aconteceu o ‘I Simpósio de Fisioterapia’ da Santa Casa de Santos, onde promover a troca de conhecimento foi o objetivo do evento. Com o tema principal, Fisioterapia – Atualidades e Desafios, o evento durou cerca de cinco horas, com entrada gratuita e aberto ao público externo, inscrições antecipadas e certificados de participação, sendo direcionado aos profissionais e estudantes de Fisioterapia.
O superintendente da Santa Casa de Santos, Augusto Capodicasa deu início ao ‘I Simpósio de Fisioterapia’, onde deu destaque aos profissionais de Fisioterapia no combate à pandemia e se emocionou ao lembrar de quando teve Covid-19, e como foi importante a fisioterapia no seu tratamento e recuperação.
A Diretora Assistencial da Irmandade, Priscilla Sartori, destacou o quanto é árdua a luta para que todos tenham o mesmo nível e reconhecimento de trabalho e que o ambiente hospitalar é o lugar onde mais podemos contribuir na vida do próximo. Ela destacou que: “Nossos valores estão alinhados com o lugar que trabalhamos”. Finalizou dizendo sobre as conquistas do hospital em equipamentos direcionados a fisioterapia, que facilitam a atuação dos fisioterapeutas, como os ventiladores mecânicos.
Logo em seguida a profissional Eloísa Lobão, Preceptora da Residência Multiprofissional de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp falou sobre “Fisioterapia nas Patologias do Ombro” e o Presidente da Sociedade Nacional de Terapia por Ondas de Choque, Dr. João Paulo Fernandes Filho, palestrou sobre o tema “Terapias por Ondas de Choque”.
Após o coffee break, a fisioterapeuta referência do Hospital dos Estivadores, Natália Cortês Garcia apresentou o tema: “Atuação da Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal”. Sendo a última palestra sobre o tema “Mobilização Precoce”, apresentada pelo Dr. Ivan Vivas, da Universidade Santa Cecília.
E para fechar a noite, teve a mesa redonda sobre: “Reflexões sobre Covid-19” com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências do dia a dia do fisioterapeuta durante a pandemia. A Supervisora do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Santos e a moderadora da mesa redonda, foi a Juliana Cubo.
O encerramento contou com sorteio de brindes dos patrocinadores do evento: Plano Santa Casa Saúde, Prudente Intermediação e das lojas: Closet da Casa, Design Gallery, Lingerie Store, Michele Cabral Semi Joias e Manoela Lobo.