Blog
Considerada uma glândula importante para o organismo, a tireoide é responsável pelo bom funcionamento do corpo, fazendo o controle do seu metabolismo. Encarregada de fabricar os hormônios T3 (triodotrinina) e T4 (tiroxina), ela também auxilia em funções como, por exemplo, pressão sanguínea, batimentos cardíacos, respiração, além de questões digestórias e reprodutivas. Neste texto você saberá a principal diferença entre os dois principais distúrbios causados pela tireoide: o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
HIPOTIREOIDISMO
O hipotireoidismo acontece por causa de pouca existência ou falta do hormônio da tireoide no corpo. Ou seja, quem possui esse distúrbio acaba não produzindo a quantidade de hormônios necessárias para o bom funcionamento do organismo. Neste caso os médicos recomendam que o paciente consuma alimentos, como por exemplo, peixes, frutos do mar, algas marinhas, e até mesmo crustáceos são boas opções.
Os principais sintomas do hipotireoidismo são:
- Fadiga
- Ganho constante de peso
- Redução de batimentos cardíacos
- Retenção de líquido
Leia também “Cefaleia x Enxaqueca: Saiba as diferenças e sintomas“
HIPERTIREOIDISMO
A produção excessiva de hormônios causa o hipertireoidismo, e como resultado desse excesso há o aumento da aceleração do metabolismo do paciente. Dessa forma há também o aumento do tamanho da glândula, podendo causar inchaço na parte da frente do pescoço.
Recomenda-se que o paciente diagnosticado com hipertireoidismo evite comer alimentos que estimulem indiretamente a tireoide. Confira os seus principais sintomas:
- Distúrbios de sono
- Suor excessivo
- Batimentos cardíacos irregulares
- Perda de peso
- Inchaços na região do pescoço
- Fraqueza muscular
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Existem tratamentos e medicações que podem controlar ambos os distúrbios, mas não há cura para eles. Por fim, em caso de identificação de sintomas, como os citados acima, é recomendado buscar um endocrinologista para que seja um melhor estudo do caso.
O Plano Santa Saúde conta com endocrinologistas a fim de auxiliar no diagnóstico e tratamento desses distúrbios da tireoide. Portanto, acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!