Blog
Hipertensão arterial pulmonar: Anvisa aprova tratamento inédito no Brasil
Na última segunda-feira (16/12), a Agência Nacional de Vigilência Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento Winrevair (sotatercepte), desenvolvido pela farmacêutica MSD, para o tratamento de adultos com hipertensão arterial pulmonar, doença rara e progressiva, caracterizada pela pressão alta nas artérias do pulmão que pode causar falta de ar, tontura, fadiga e dificuldade de executar tarefas e atividades simples e cotidianas.
Este novo tratamento tem como objetivo melhorar a capacidade de exercícios, locomoção e qualidade de vida dos pacientes, além de reduzir complicações graves da doença. A aprovação do medicamento no Brasil foi baseada de acordo com estudos clínicos que mostraram resultados promissores, como o aumento de 41 metros em uma distância percorrida pelos pacientes ao realizar o teste de caminhada de seis minutos, além da redução de 85% no risco de morte ou piora clínica.
Anteriormente, o medicamento já havia sido aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador dos Estados Unidos, sendo o primeiro inibidor de sinalização de activina para a hipertensão arterial pulmonar. Sua administração é feita a cada três semanas, por injeção subcutânea, e pode ser realizada pelo próprio paciente ou cuidador após a orientação de um profissional.
A diretora médica da MSD Brasil, Márcia Datz Abadi, destaca que a aprovação do medicamento Winrevair representa um avanço importante no tratamento de uma condição debilitante e reforça ainda mais o compromisso com o desenvolvimento de terapias inovadoras para doenças raras.
Em casos de suspeitas dos sintomas, a ida ao médico é de suma importância para realização de exames e assim, obter um resultado. O Plano Santa Saúde possui clínicas com uma equipe de especialistas capacitados para o acompanhamento e atendimento dos beneficiários. Para isso, basta acessar o guia médico pelo site http://www.planosantasaude.com.br ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.