Blog
Estudos apontam que 38% da população mundial tem hemorroida, portanto é importante haver uma maior conscientização sobre essa doença, uma vez que ainda nos dias de hoje é um assunto tabu. Neste texto explicaremos sobre o que é essa enfermidade, suas principais causas, sintomas e tipo de tratamento adequado.
A hemorroida é a dilatação de veias inflamadas da região retal decorrentes do esforço para evacuar, que dificulta o processo de drenagem do sangue dessa área. A doença atinge homens e mulheres, normalmente em fase adulta, a partir dos 20 anos. Além disso, é classificada em dois tipos:
- Hemorroidas internas: Neste tipo as veias inflamadas e dilatadas permanecem internamente dentro do organismo. O diagnosticado acontece a partir de desconfortos, coceiras e sangramentos.
- Hemorroidas externas: Ocorre quando as veias inflamadas se projetam para fora do ânus devido ao esforço na hora da evacuação. Este tipo provoca sintomas como inchaço, coceira e dor.
FATORES DE RISCO
O aumento da pressão das veias do ânus causa a enfermidade, provocada por fatores como:
- Esforço para evacuar
- Diarreia
- Infecções anais
- Obesidade
- Permanecer sentado durante um longo período de tempo
- Pouco consumo de fibras
- Prisão de ventre
- Sedentarismo
SINTOMAS
Além disso, a enfermidade causa sintomas como:
- Coceira provocada pelo inchaço das veias
- Dor quando está sentado
- Dor durante ou após a evacuação
- Sangramentos
Leia também “Ovário policístico: saiba mais sobre essa síndrome”
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Alguns cuidados no dia a dia podem ajudar a prevenção da enfermidade, como por exemplo:
- Adotar uma alimentação balanceada, rica em frutas, grãos e vegetais
- Beber água
- Praticar atividades físicas
- Evitar ficar sentado durante muito tempo
A hemorroida tem cura e seu diagnóstico é feito por meio de análises clínicas de um coloproctologista. Já o tratamento acontece com o uso de medicamentos e pomadas e em casos mais graves, é necessário intervenção cirúrgica.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, em casos de dores e identificações dos sintomas, procure um coloproctologista para maiores informações. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de especialistas capacitados para o diagnóstico e tratamento da hemorroida. Portanto, acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!