Blog
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 900 mil pessoas têm glaucoma no Brasil. Conhecida como uma doença perigosa e silenciosa, ela pode causar perda reduzida ou total da visão. Por isso, neste texto falaremos sobre os principais fatores de risco, tipos e sintomas dessa enfermidade.
O glaucoma é uma doença ocular desenvolvida devido a alteração do nervo óptico, causando assim o aumento da pressão interna do olho. Isso acontece porque quanto maior o acúmulo de líquido aquoso, maiores são as chances de danos no nervo óptico. Dessa forma, resulta na perda gradativa do campo de visão, podendo alcançar a perda total em casos mais graves.
A enfermidade se desenvolve de maneira lenta e assintomática. Portadores de miopia, diabetes e pessoas que já sofreram de doenças intraoculares, têm mais probabilidade de desenvolverem o glaucoma, assim como quem tem histórico familiar com a doença.
A doença se divide em 4 tipos, sendo eles:
- Glaucoma congênito: Considerado um caso raro, que acomete crianças e recém-nascidos
- Glaucoma primário de ângulo aberto: popularmente conhecido como “glaucoma crônico simples”, causa o aumento da pressão ocular, podendo ser assintomático
- Glaucoma primário de ângulo fechado: caracterizado pelo aumento da pressão intraocular, turvamento da visão e dor no olho afetado
- Glaucoma secundário: Decorrente de doenças como diabetes e cataratas
Leia também “Síndrome do coração partido: conheça essa condição cardiológica”
Os sintomas da enfermidade dependerão do tipo desenvolvido pelo paciente. Alguns deles são:
- Aumento de tamanho em um dos olhos
- Dor intensa no olho
- Lacrimação
- Nebulosidade em um dos olhos
- Sensibilidade à luz
- Vermelhidão nos olhos
- Visão embaçada
O glaucoma é uma doença crônica, portanto não há cura. O diagnóstico é realizado após avaliação e exames médicos e se caso for confirmado, pode ser tratado com medicações ou colírios. No tipo de grau avançado é recomendado tratamentos a laser com o intuito de desobstruir circulações aquosas e em casos mais graves, a cirurgia.
Manter exames e avaliações médicas em dia é essencial para prevenir o glaucoma. Por fim, caso identifique algum desses sintomas, procure um especialista para melhor investigação do caso.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, o Plano Santa Saúde conta com uma rede externa de oftalmologistas capacitados para o atendimento de beneficiários com glaucoma. Acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!