Blog
Quando pensamos ou falamos sobre fungos, é muito comum que nossa primeira reação seja de preocupação. Afinal, quem nunca associou o mofo na comida ou uma micose na pele com problemas ou malefícios para a saúde? Mas você já se questionou se todos os fungos fazem mal? A resposta é: depende.
Os fungos são organismos microscópicos que estão por toda parte, no ar, no solo, em cima de superfícies e até mesmo em nosso corpo. Alguns podem oferecer riscos a saúde, principalmente quando o sistema imunológico está fragilizado. Outros, no entanto, possuem um papel essencial na alimentação, na medicina e até na manutenção do equilíbrio do nosso organismo.
Nem todo contato com os fungos pode resultar em doenças, mas em algumas situações eles podem sim causar infecções ou intoxicações. Isso acontece especialmente quando há um desequilíbrio no organismo ou nos cuidados com a higiene.
Entre os quadros mais comuns estão as micoses, que afetam a pele, unhas e couro cabeludo, onde costumam surgir com mais frequência em ambientes úmidos e quentes. Outros fatores que favorecem esses organismos são:
-
Uso prolongado de antiobióticos;
-
Excesso de açúcar na alimentação;
-
Imunidade baixa;
-
Falta de cuidados com a higiene pessoal
Por outro lado, os fungos também podem se sobressair em inúmeras situações benéficas para a saúde. Eles podem ser usados na produção de pães, vinhos, cervejas, queijos especiais e até medicamentos.
Durante a fermentação, fungos como as leveduras transformam açúcares em gás e álcool, resultando em alimentos com sabor, textura e conservação aprimorados. Além disso, alguns desses fungos atuam como probióticos, auxiliando na saúde intestinal e fortalecendo o sistema imunológico.
Entre os benefícios oferecidos por esses microrganismos estão:
-
Melhora da digestão;
-
Apoio na absorção de nutrientes como cálcio e ferro;
-
Fortalecimento da imunidade;
-
Contribuição para o equilíbrio da flora intestinal.
Alimentos como cogumelos comestíveis, queijo brie e bebidas fermentadas são bons exemplos de como os fungos podem agregar valor nutricional e gastronômico para alguns alimentos.
Fungos nem sempre são necessariamente um problema. Tudo depende de como, onde e em que circunstâncias eles se manifestam. Saber reconhecer os lados negativos e positivos desses organismos é uma forma de se prevenir e manter a saúde em dia e lembre-se: Mantenha sempre os alimentos bem armazenados e dentro do prazo de validade.