Blog
A escala de APGAR é um teste realizado em recém-nascidos que tem o intuito de avaliar a vitalidade da criança dentro dos primeiros dez minutos de vida.
Esta avaliação é realizada por um pediatra e costuma ser feita após o nascimento da criança e repetida de cinco a dez minutos depois. Seu objetivo é avaliar critérios como cor da pele, frequência cardíaca, tônus muscular, respiração e irritabilidade reflexa, atribuindo notas de 0 a 2 para cada critério, que quando somadas, totalizam notas que variam de 0 a 10.
Resultados superiores a 7 indicam que o bebê nasceu saudável e sem riscos de complicações, quando o resultado se mostra inferior, pode indicar alguma complicação durante o período de gestação, como:
- Complicações no parto;
- Gravidez de risco;
- Parto por cesárea;
- Parto antes das 37 semanas.
Caso o resultado se mantenha baixo após os 10 minutos pós-parto, é aconselhado que o bebê seja examinado por um especialista para que receba os cuidados necessários e assim, se desenvolva da melhor maneira possível.
Para prevenir riscos na hora do nascimento do seu bebê, é de suma importância a realização do pré-natal além do acompanhamento com um especialista.
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de ginecologistas capacitados para o atendimento de beneficiários, basta acessar o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.