Blog
Espasmos musculares, movimentos descontrolados e apagões repentinos são alguns dos sintomas dos mais de 50 milhões de pacientes de epilepsia no mundo. Por isso, neste texto falaremos sobre o que é essa condição neurológica, como ela acontece, seus tipos e suas principais causas.
A epilepsia é uma condição neurológica causada pelo mau funcionamento do cérebro que provoca crises denominadas como epilépticas. Dessa forma, elas ocorrem por conta do envio de descargas neuronais, que resultam em contrações, tremores e desmaios involuntários, que duram segundos ou minutos.
Não existe uma faixa etária mais vulnerável a essa condição. Além disso, as causas da doença podem ser por diversos fatores, como por exemplo, lesões cerebrais, metabolismo, genética e má formação congênita do cérebro.
Os cinco tipos dessa condição neurológica são:
- Criptogênica
- Focal
- Generalizada
- Idiopática
- Sintomática
Leia também “Infecção urinária: Saiba quais as causas e principais sintomas“
As crises podem se manifestar de maneiras diferentes, no entanto é mais comuns acontecer em forma de perda de consciência e tremores no corpo. Confira algumas medidas que devem ser tomadas a fim de evitar que o paciente com epilepsia se machuque:
- Retire objetos que possam causar lesões como relógios e óculos
- Se possível, afrouxe as roupas para deixá-lo (a) confortável
- Tente evitar com que a pessoa se machuque
- Vire a pessoa de lado para evirar o sufocamento pela saliva
Por fim, em alguns casos o distúrbio tem cura, enquanto em outros somente tratamento, realizado com o uso de medicamentos que regulam cerca de 70% dos casos de crises epilépticas.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de neurologistas capacitados para o diagnóstico e tratamento de beneficiários com epilepsia. Portanto acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!