Blog
Com o aumento de chuvas no verão, a evolução de casos de doenças transmitidas por mosquitos obteve um aumento considerado crucial devido ao acúmulo de água parada em quintais e terrenos baldios, fazendo com que o número de casos de dengue, zika vírus e chikungunya aumentasse pela região.
Devido o Brasil ser um país tropical, tendo predominância em climas quentes e úmidos, a existência de insetos é muito comum, principalmente como o Aedes Aegypti que se desenvolve em zonas tropicais e subtropicais.
O mosquito Aedes Aegypti é uma espécie que merece maior atenção, já que pode ser responsável por provocar doenças como dengue, chikungunya e zika. Para saber diferenciá-las é preciso estar atento aos sinais:
Considerada como a doença mais grave, a dengue costuma ser sintomática, causando sintomas como febre, dores de cabeça, corpo e nos olhos, falta de ar, indisposição, manchas na pele e em casos mais graves pode provocar hemorragia, levando a óbito quando não tratada;
A Chikungunya por vez, tem seus sintomas concentrados em dores nas articulações, podendo também causar febre e dores no corpo. Os sintomas costumam durar cerca de duas semanas e as dores articulares podem permanecer por meses.
Por fim, o zika vírus é considerado o mais fraco, podendo ser assintomático ou causando sintomas mais leves como febre baixa, olhos avermelhados e coceiras, tendo duração de 7 dias. A enfermidade pode ser facilmente confundida com alergias, por isso é preciso estar atento ao estudo do caso.
A eliminação de criadouros, uso de repelentes, vacinação e busca por atendimento médico no primeiro sinal dos sintomas são um dos principais meios de prevenção contra a enfermidade. O tratamento das doenças costuma ser o mesmo e é necessário a procura de um médico em caso de suspeita dos sintomas para avaliação do caso. A ingestão de líquidos e repouso é muito recomendada.
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de especialistas capacitados para o atendimento de beneficiários, além de dois pronto atendimentos localizados nas cidades de Guarujá e Praia Grande. Para agendar sua consulta, basta acessar o guia médico pelo site ou aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!