Blog
De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a endometriose afeta cerca de 10% da população feminina no Brasil. Em muitos casos o diagnóstico demora anos por se normalizar a cólica menstrual, que é o principal sintoma e queixa entre as pacientes. Saiba mais sobre a doença e seus principais sintomas, além dos exames recomendados e a importância do diagnóstico precoce.
A endometriose acontece quando há a presença do endométrio (tecido que reveste o útero internamente) fora da cavidade uterina. Ou seja, em outros órgãos da pelve, como por exemplo trompas, ovários, intestinos e bexiga. Em vez de serem expelidas durante a menstruação, as células desse tecido se movimentam no sentido oposto e ao cair nesses órgãos vizinhos, voltam a se multiplicar e a causar sangramentos.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são dores pélvicas intensas, durante e após as relações sexuais, e também antes da menstruação. Além disso, pode haver a dificuldade de engravidar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga ou intestino e fadiga crônica. Em casos mais graves, sangramento intestinal e na urina também podem ocorrer.
DIAGNÓSTICO
Caso a mulher apresente algum desses sintomas é preciso se consultar com um ginecologista para que ele faça uma análise detalhada e solicite os exames necessários. De acordo com o médico ginecologista da Santa Saúde, Dr. Carlos Barradas, o ultrassom transvaginal com preparo intestinal e a ressonância da pelve costumam ser os mais adequados para diagnosticar a doença. “O diagnóstico é o que mais preocupa porque entre o inicio dos sintomas até a detecção da doença, costuma demorar muito tempo”, completa.
Leia também: “Conheça a unidade de atendimento ginecológico da Santa Saúde“
TRATAMENTO
A endometriose é uma doença crônica, e seu tratamento pode incluir medicamentos hormonais e anti-inflamatórios ou procedimento cirúrgico. Pelo fato de agir de forma progressiva, é preciso realizar o tratamento de acordo com o grau apresentado a fim de evitar que ela atinja outros órgãos. “O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dessa mulher”, finaliza o Dr. Carlos Barradas.
Confira o vídeo completo do Quadro Médico dessa semana sobre endometriose com o Dr. Carlos Barradas no Instagram e Facebook do Plano Santa Saúde.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com profissionais capacitados para auxiliar no diagnóstico e tratamento da endometriose. Acesse nosso guia médico pelo site ou pelo nosso aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos médicos disponíveis.