Blog
As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, elas são responsáveis por 1.100 óbitos por dia, somente no Brasil. Neste texto vamos falar sobre as principais patologias inclusas nesse grupo, fatores de risco, prevenção e tipo de tratamento adequado.
As doenças cardiovasculares são problemas que afetam o coração e os vasos sanguíneos e que podem resultar em complicações graves, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, e até mesmo a morte.
Os principais tipos de doenças cardiovasculares são os seguintes:
- Doença coronariana: é a obstrução das artérias que levam sangue ao coração, devido ao acúmulo de gordura e inflamação. Dessa maneira, pode provocar dor no peito ou infarto
- Doença cerebrovascular: é a obstrução ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, causando falta de oxigênio ou hemorragia cerebral, podendo resultar em um AVC
- Doença arterial periférica: é a obstrução das artérias que levam sangue aos membros superiores e inferiores, causando dor, feridas, gangrena e amputação
- Doença cardíaca reumática: é o dano no coração e nas válvulas cardíacas causado pela febre reumática
- Cardiopatia congênita: é a malformação na estrutura do coração que está presente desde o nascimento, podendo afetar não só o fluxo sanguíneo, como a função cardíaca também. Além disso, pode ser diagnosticada na gestação, na infância ou na vida adulta
- Trombose venosa profunda e embolia pulmonar: são coágulos sanguíneos que se formam nas veias das pernas e podem se soltar e se mover para o coração e os pulmões, causando falta de ar, dor no peito e morte súbita.
Leia também “Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial“
FATORES DE RISCO
Os principais fatores de risco são comportamentais, como por exemplo, má alimentação, tabagismo, sedentarismo, estresse e uso nocivo do álcool. Além disso, o histórico familiar também pode acabar influenciando no surgimento de doenças cardiovasculares.
Os efeitos desses hábitos podem se manifestar por meio de pressão arterial e glicemia altas, hiperlipidemia, sobrepeso e obesidade.
PREVENÇÃO
A prevenção é feita por meio da adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Portanto, é importante destacar que essa é a maneira mais eficiente de combater as doenças cardiovasculares.
Confira algumas dicas do que fazer para reduzir as chances dessas doenças se desenvolverem:
- Alimentação equilibrada
- Prática regular de exercícios físicos
- Não fumar
- Controlar o estresse
- Evitar uso excessivo do álcool
TRATAMENTO
O tratamento das doenças cardiovasculares é feito de acordo com o seu tipo, gravidade e causa. Ele pode incluir medicamentos, cirurgias, implante de dispositivos como marcapasso ou desfibrilador, reabilitação cardíaca ou até mesmo cuidados paliativos.
Essas enfermidades são graves, visto que podem comprometer diretamente a qualidade e expectativa de vida do paciente. Por isso, é importante buscar orientação médica aos sintomas ou suspeita de algum problema no coração ou nos vasos sanguíneos. Quanto mais cedo for foi o diagnóstico, maiores serão as chances de evitar complicações e evolução da doença.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de especialistas capacitados para fazer o diagnóstico e tratamento dos beneficiários com doenças cardiovasculares. Portanto, acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!