Blog
Em algum momento da vida, podemos estar sujeitos a uma alteração hormonal, seja pela diminuição ou aumento de hormônios produzidos pelo corpo. Esse processo, chamado de disfunção hormonal, faz com que o corpo deixe de produzir a quantidade correta, afetando assim, o bom funcionamento do organismo.
A disfunção hormonal é um desequilíbrio da produção de hormônios, causada pelo excesso ou falta do mesmo. Como resultado disso, diversas atividades corporais são afetadas, interferindo diretamente na qualidade de vida do paciente.
TIPOS DE DISFUNÇÃO HORMONAL
Essa alteração hormonal causa diversas outras patologias, sendo as mais comuns:
- Andropausa: Processo de diminuição do hormônio de testosterona, que acontece de forma natural conforme o envelhecimento do paciente. A sua redução causa perda da libido, disfunção erétil e perda de massa óssea muscular.
- Diabetes: Resultante da falta ou incapacidade de produzir adequadamente o hormônio de insulina no corpo, tendo como principais sintomas náuseas, sede e visão embaçada.
- Menopausa: Período caracterizado pela redução do hormônio estrogênio na mulher, devido ao encerramento de sua vida fértil, gerando sintomas como perda da libido e ondas de calor, por exemplo.
- Síndrome dos ovários policísticos (SOP): Distúrbio hormonal relacionado ao aumento da testosterona, gerando a produção de cistos nos ovários. A síndrome causa dor, irregularidade menstrual e acne.
Leia também “Doença inflamatória pélvica (DIP): o que é, quais os sintomas e tratamentos”
SINTOMAS
O desequilíbrio hormonal causa sintomas que variam de acordo com o tipo diagnosticado, sendo os mais comuns:
- Aparecimento de acne
- Cansaço intenso
- Fome excessiva
- Irregularidade no ciclo menstrual
- Queda de cabelo
FATORES DE RISCO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Alguns dos principais fatores de risco que podem desenvolver a disfunção hormonal são:
- Alterações no sono
- Má alimentação
- Obesidade
O diagnóstico é realizado por um endocrinologista, por meio de exames de sangue que tendem medir a dosagem de hormônios no organismo. Já o tratamento acontece mediante a reposição hormonal.
Por fim, caso você identifique os sintomas citados acima, procure um especialista para melhor avaliação clínica.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de endocrinologistas capacitados para o diagnóstico e tratamento de beneficiários com disfunção hormonal. Portanto, acesse o guia médio pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!