Blog
Diástase abdominal: saiba o que é, quais as causas e formas de tratamento.
A diástase abdominal é uma condição muito comum durante e após a gravidez, acometendo cerca de 60% das gestantes, sendo caracterizado pelo afastamento do músculo reto abdominal.
A condição ocorre quando há o afastamento da musculatura, provocado pelo útero, que se expande durante o período gestacional, fazendo com que as demais estruturas do corpo se afastem para acomodar melhor o feto. Fatores como ausência de fortalecimento abdominal, falta de exercícios físicos e problemas com a postura também podem provocar este afastamento.
O problema pode ser identificado a partir de alguns sintomas como dor na região das costas, flacidez na barriga, dor na lombar, ao ter contato íntimo, incontinência urinária e prisão de ventre. Caso haja suspeita dos sintomas, é recomendado que procure um ginecologista para que o mesmo solicite exames e realize uma avaliação médica.
A diástase abdominal tem cura e pode ser tratada de diferentes formas, variando de acordo com cada caso. Prática de exercícios físicos ainda durante a gravidez, fisioterapia e cirurgia são algumas formas de tratamento.
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de ginecologistas capacitados para o atendimento de beneficiários diástase abdominal, basta acessar o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.