Blog
O dia 20/02 é conhecido como Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, data marcada para conscientizar a população sobre os riscos que o vício pode provocar no organismo, impactando diretamente a saúde do usuário.
De acordo com dados do relatório mundial sobre drogas do ano de 2022, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), o consumo de drogas ilícitas acomete cerca de 284 milhões de pessoas no mundo, enquanto o consumo de álcool afeta 6 milhões.
A dependência de drogas lícitas e ilícitas é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença e a gravidade do caso pode ser avaliada em quatro categorias:
- Controle prejudicado quanto ao uso: Onde mesmo o usuário querendo parar, não consegue.
- Prejuízo social: Momento em que a situação começa a impactar no descumprimento de tarefas e obrigações cotidianas de âmbito social, como no trabalho, em casa ou com a família.
- Exposição ao fator de risco: direção de automóvel sob o uso ou efeito de substância ingerida.
- Sintomas farmacológicos: abstinência.
Falar sobre o consumo e dependência de drogas é um assunto extremamente delicado mas necessário, visto que a droga passa a ocupar o espaço central da vida do indivíduo, que não consegue conter a dependência, podendo apresentar compulsão, falta de controle no uso, abstinência e abandono do convívio social e de atividades de lazer, acarretando em problemas sociais, financeiros, psíquicos, emocionais e físicos.
O uso das substâncias também podem provocar problemas respiratórios, transtornos psicóticos, cirrose hepática, distúrbios mentais e comportamentais, impactando negativamente o sistema cardíaco e o sistema nervoso central, afetando também o sistema cardiovascular, entre outros
Buscar ajuda para lutar contra o vício é o primeiro passo em direção a reabilitação, busque um especialista.
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de especialistas capacitados para o atendimento de beneficiários. Para isso, basta acessar guia médio pelo site http://www.planosantasaude.com.br ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.