Blog
Nesta terça-feira (29) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, com o objetivo de conscientizar e informar a população brasileira sobre os riscos do tabagismo. Por isso, neste texto falaremos sobre quais doenças este tipo de hábito pode desencadear, além dos benefícios que parar de fumar traz para o organismo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo uma doença causada pela dependência da nicotina, substância presente no tabaco. De acordo com dados da própria OMS, o mundo possui cerca de 1,3 bilhões de fumantes. Além disso, este hábito responsável por ser uma das principais causas de morte no mundo, tendo cerca de 8 milhões de óbitos anualmente.
RISCOS DO TABAGISMO
O tabagismo é conhecido por ser prejudicial a saúde, causando mais de 50 tipos de doenças, entre elas, as respiratórias, cardiovasculares, e os cânceres, que se destacam por diminuir a expectativa de vida em 20 anos, quando comparado aos não fumantes.
O principal tipo de câncer desenvolvido em fumantes é o de pulmão, mas também pode desencadear diretamente outros 15 tipos de tumores diferentes. Além disso, o cigarro também prejudica as vias respiratórias, causando lesões por causa da alta temperatura da fumaça inalada. Como resultado disso, doenças como bronquite, rinite e enfisema pulmonar são desenvolvidas ou até mesmo agravadas, por exemplo.
Entre os principais sintomas relacionados ao tabagismo estão:
- Infertilidade
- Impotência sexual
- Problemas de saúde bucal
- Redução do paladar e olfato
Porém, se engana quem acha que somente quem fuma que sofre as consequências do tabagismo. Os fumantes passivos também estão expostos à fumaça do cigarro e seus componentes químicos nocivos, e por isso correm o risco de desenvolver as mesmas doenças citadas anteriormente.
BENEFÍCIOS DA DESINTOXICAÇÃO
Embora difícil, o tabagismo tem cura e por meio de uma equipe multidisciplinar acompanhando todo o processo, é possível haver uma desintoxicação. A partir do momento em que se decide parar de fumar, o organismo já começa a se recuperar.
Confira abaixo em quanto tempo o corpo humano volta a funcionar de forma adequada, assim que a pessoa para de fumar:
- Com 20 minutos sem fumar, a pressão sanguínea reduz e os batimentos cardíacos voltam ao normal
- Em 8 horas, o nível de oxigênio no sangue estabiliza
- Em 24 horas, os pulmões começam a eliminar o muco e resíduos tóxicos provocados pela fumaça
- Em 2 dias, a nicotina já foi eliminada do corpo, fazendo com que a pessoa sinta a mudança de cheiro e gostos dos alimentos
- Em 2 semanas, sua circulação sanguínea estará melhor, diminuindo a falta de ar
- Em 1 ano, o risco de doenças cardiovasculares reduzem em 50%
- Em 15, o risco de infarto será igual ao de uma pessoa não fumante
O processo de cura desse tipo de vício não é fácil, mas especialistas podem te ajudar, desvinculando comportamentos que engatilham a vontade de fumar, além de apoiar e oferecer novos hábitos para lidar com a abstinência.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de especialistas capacitados para o seu atendimento, para isso, basta acessar o guia médico pelo site ou aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.