Blog
Dia 24 de Março é celebrado o Dia Mundial do Combate à Tuberculose. A campanha, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ressalta a importância do tratamento e combate à doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, anualmente são notificados cerca de 70 mil novos casos. Após o início da pandemia a enfermidade passou a ocupar o segundo lugar na lista de doenças de maior incidência no mundo, ficando atrás somente da COVID-19.
A tuberculose é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch. É uma doença infecciosa e transmissível que afeta a região dos pulmões, podendo atingir outras partes do organismo dependendo de sua gravidade. Existem cinco tipos de tuberculose, são elas: pulmonar, miliar, pleural, ganglionar e óssea.
O contágio é feito por meio da inalação de aerossóis de vias aéreas produzidos durante a fala, tosses e espirros de pessoas infectadas e os sintomas são: tosse, perda de peso rápida, febre, sudorese, dor no peito e cansaço.
O tratamento costuma durar mais de seis meses com uso de medicamentos, observação e acompanhamento médico. A principal forma de prevenção da tuberculose é por meio da vacina BCG, que deve ser aplicada logo após o nascimento ou no máximo até os quatro anos de idade. O imunizante ajuda na proteção contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meningite.
O Plano Santa Saúde conta com profissionais capacitados para auxiliar na prevenção ou dos casos de tuberculose. Acesse nosso guia médico pelo site ou pelo nosso aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista dos médicos pneumologistas disponíveis.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!