Blog
Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço
Em 27 de julho é celebrado o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, que atualmente ocupa o quinto lugar no ranking de câncer com maior incidência no Brasil e causa cerca de 10 mil mortes por ano. Além disso, ao longo de todo mês também ocorre a campanha Julho Verde, e ambas as celebrações visam conscientizar sobre os sintomas e causas dessa doença. Isso porque 70% dos casos são descobertos quando em estágio avançado, portanto, é importante informar a população, para que saibam quando procurar ajuda, e assim, aumentar as chances do diagnóstico precoce.
O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico a fim de denominar tumores nas regiões como boca, bochechas, gengivas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago e tireoide. Além disso, também pode atingir os seios da face e as glândulas salivares, localizadas no pescoço.
Esse tipo de câncer atinge homens e mulheres, de todas as idades, e entre os seus principais fatores de risco estão:
- Tabagismo
- Excesso de álcool
- Má higiene bucal
- Exposição à radiação e substâncias tóxicas
- Infecções por HPV
Os sintomas variam de acordo com a região afetada, mas os que costumam ser mais comuns são os seguintes:
- Feridas na boca que não cicatrizam
- Nódulos no pescoço
- Rouquidão persistente
- Dor de garganta constante
- Manchas avermelhadas na boca
- Dor de cabeça
- Dor no ouvido
- Dificuldade para engolir e respirar
Leia também “Meningite: conheça os principais tipos e sintomas”
Os médicos realizam o diagnóstico por meio de exames após uma análise clínica do caso e prescrevem o tratamento de acordo com a extensão e região afetada. Em alguns casos é considerada a possibilidade de radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, ou cirurgia, por exemplo.
Entre as principais formas de prevenção do câncer de cabeça e pescoço estão:
- Vacinar-se contra HPV
- Não fumar
- Não consumir bebidas alcóolicas em excesso
- Ter uma boa higiene bucal
- Usar preservativo
- Visitar o médico regularmente
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, caso você tenha identificado alguns dos sintomas mencionados acima, agende já sua consulta com um médico especialista em cabeça e pescoço. O Plano Santa Saúde conta com uma rede credenciada com profissionais capacitados para o diagnóstico e tratamento de câncer de cabeça e pescoço. Portanto, acesse o nosso guia médico pelo site ou aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos especialistas credenciados.