Blog
Dezembro Vermelho: Mês de combate ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis
Neste mês é celebrado a campanha Dezembro Vermelho, que conta com diversas ações e reflexões que visam o combate ao HIV/Aids e ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). O objetivo é ajudar na prevenção e também levar informação para que não haja mais o preconceito que existe até hoje em torno dessas enfermidades.
Muitas pessoas ainda confundem o HIV e a Aids, mas são coisas diferentes. HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana, e esse vírus, quando não combatido, pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). De acordo com a infectologista do Plano Santa Saúde, Dra. Elisabeth Dotti, uma pessoa ser soropositiva não significa necessariamente que ela irá desenvolver a Aids. “É sempre bom deixar claro que se você descobrir que é portador do vírus HIV, não quer dizer que você está doente”, completa.
A Aids é o estágio mais avançado da infecção por HIV e se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico do corpo, devido à vulnerabilidade do organismo causada pela baixa imunidade. No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, podem manter uma qualidade de vida sem a manifestação dos sintomas da doença. “O importante é manter a carga viral indetectável, porque dessa forma não haverá o risco de transmissão”, conta a Dr. Elisabeth.
A principal forma de transmissão do HIV se dá por via sexual. Mas também pode ocorrer por meio de transfusão de sangue contaminado e seus derivados, compartilhamento de instrumentos cortantes não esterilizados, uso de drogas injetáveis, além da transmissão vertical de mãe para filho. “No entanto, é importante destacar que temos muitas formas eficazes de prevenção, como por exemplo, o preservativo masculino e feminino, além da PrEP, medicação que deve ser tomada justamente para não contrair o HIV”, finaliza a infectologista.
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
O Dezembro Vermelho também é fundamental no papel de conscientizar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos, transmitidos principalmente por meio do contato sexual com uma pessoa infectada, sem o uso de qualquer tipo de proteção.
Vale ressaltar que as ISTs podem se manifestar por meio de feridas, corrimento e verrugas anogenitais. Além disso, pode desenvolver outros possíveis sintomas, como por exemplo, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. É mais comum o seu surgimento no órgão genital, mas também pode aparecer em outras partes do corpo, como palmas das mãos, olhos e língua.
Já o método mais eficaz de prevenção segue sendo o mesmo utilizado para combater o HIV e Aids: uso de preservativo masculino e feminino, em todas as relações sexuais.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com profissionais capacitados para auxiliar na prevenção e tratamento de HIV/Aids e Ist’s . Acesse nosso guia médico pelo site ou pelo nosso aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista dos médicos credenciados.