Blog
A hepatite é uma inflamação do fígado causada por bactérias e vírus tipo A, B, C, D, E, doenças autoimunes e genéticas, além do consumo excessivo de substâncias tóxicas, como medicamentos e álcool. Neste texto você saberá quais são os tipos, sintomas e como prevenir essa doença.
O fígado é considerado a maior glândula do corpo humano, acumulando cerca de 500 funções vitais. Uma vez que o paciente diagnosticado com hepatite não realiza o tratamento adequado, o seu caso pode agravar, acarretando em outras doenças, como o câncer, por exemplo.
De acordo com o do Ministério da Saúde, de 2000 a 2021, foram notificados 718.51 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. Os tipos mais comuns são o B e C, que juntos representaram mais da metade dos casos, sendo que o tipo C também é o responsável pela maioria das morte pela doença.
TIPOS DE HEPATITE
- Hepatite A – Transmitida por meio de fezes, alimentos contaminados, água, contato pessoal próximo ou sexual. Costuma se curar sozinha, portanto, não há necessidade de tratamento
- Hepatite B – Transmitida por fluídos corporais, sangue, e por meio de relações sexuais sem o uso de proteções. Esse tipo não costuma causar sintomas, ou seja, normalmente a pessoa descobre depois de anos da transmissão, devido a realização de testes do vírus
- Hepatite C – Transmitida pelo uso compartilhado de instrumentos cortantes não esterilizados. Costuma demorar de 20 a 30 anos para se manifestar e por isso, geralmente quando aparece, o fígado do paciente já está comprometido
- Hepatite D – Esse tipo é causado pela inflamação das células do fígado e está relacionado ao vírus B. Sua transmissão é de maneira idêntica a hepatite B
- Hepatite E – A ingestão de água contaminada é responsável pela disseminação desse tipo
Leia também “Triagem neonatal: tudo o que você precisa saber“
SINTOMAS
- Dores musculares
- Náuseas e vômitos
- Dor, desconforto e inchaço abdominal
- Perda de apetite
- Olhos e pele amarelados
- Febre
- Urina escura
PREVENÇÃO
A principal forma de prevenir essa doença é por meio da vacinação de hepatite A e B, que estão disponíveis em qualquer unidade pública de saúde. Além disso, existem outros métodos de prevenção, sendo eles:
- Não compartilhar objetos cortantes
- Lavar os alimentos antes do consumo
- Procurar manter as mãos constantemente limpas e higienizadas
- Usar preservativos durante as relações sexuais
Por fim, a hepatite tem cura e seu tratamento consiste no uso de medicamentos com prescrição médica. Portanto, em caso de identificação dos sintomas, procure um especialista.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de especialistas capacitados para o diagnóstico e tratamento dos beneficiários com hepatite. Então acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!