Blog
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste o interior das pálpebras e parte da frente do globo ocular. Além disso, a doença tem uma duração média de 7 a 15 dias, sem deixar sequelas. Neste texto falaremos não só quais são os os três tipos existentes da conjuntivite, mas também os sintomas, para que você saiba quando é necessário procurar ajuda médica.
A causa da conjuntivite pode estar relacionada a diversos fatores, como por exemplo, fungos, vírus, bactérias e substâncias alérgicas ou irritantes como fumaça, maquiagem e produtos de limpeza. Além disso, existem três tipos da doença, sendo eles:
- Infecciosa: considerada o tipo mais comum, é transmissível e é transmitida pelo ar ou por contato. Este tipo se divide em três subtipos, sendo eles: bacteriana, fúngica e viral
- Alérgica: decorrente de alergias, não é contagiosa e assim como a infecciosa, possui subtipos, que são: ceratoconjuntivite atópica, conjuntivite papilar gigante, primaveril e sazonal
- Tóxica: considerada um tipo raro, é provocada por meio do contato com produtos químicos
Leia também “Terçol: causas, sintomas e tratamento”
A conjuntivite tem como principal sintoma a vermelhidão nos olhos, mas o paciente também desenvolve sintomas como por exemplo:
- Coceira
- Sensação de areia nos olhos
- Pálpebras inchadas
- Olhos lacrimejantes
- Visão borrada
Um médico especialista em oftalmologia é quem realiza o diagnóstico da doença, por meio de exames solicitados após avaliação clínica do caso. O profissional indica o tratamento de acordo com o tipo apresentado, portanto ele é quem irá informar se há ou não a necessidade do uso de medicamentos. De qualquer forma, recomenda-se lavar os olhos e realizar compressas com água gelada, filtrada e fervida, ou com soro fisiológico.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma rede credenciada de diversos oftalmologistas capacitados para o seu atendimento. Para agendar sua consulta, acesse nosso guia guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais disponíveis.