Blog
Conheça Vânia Batista Matos, beneficiária do Plano Santa Casa que luta contra um tipo raro de tumor no ovário
Vânia Batista Matos, tem 41 anos, e em 2020 apresentou diversos sintomas que a levaram a procurar um ginecologista, onde descobriu um nódulo em seu ovário direito.
Após uma cirurgia no hospital Santa Casa de Santos, Vânia descobriu em março de 2021 que possui um tumor raro no ovário conhecido como “Tumor de Células da Granulosa”. O médico oncologista de Vânia, Dr. Franklein Vieira Maia explica um pouco sobre esse tumor: “É um câncer raro, menos de 1% dos tumores do ovário são da célula da granulosa. Porém, ele pode ser controlado através do tratamento adequado com escolhas corretas no tempo certo.”. Além do Dr. Franklein, ela contou com o atendimento do cirurgião oncológico Dr. Robson Eloi, da @santacasasantos.
Com esse diagnóstico, a paciente teve que passar por uma histerectomia radical e dar continuidade ao tratamento de quimioterapia na Santa Saúde Oncologia. Como técnica de enfermagem, o ambiente não era desconhecido, ela relata que sua luta contra o câncer a fez ver seus pacientes com um outro olhar: “É uma lição para toda a vida. Creio que de hoje em diante eu vou ser uma profissional muito melhor, o sentimento no momento é gratidão”.
Ela conta que em seu momento de maior dificuldade a equipe da clínica esteve ao seu lado: “O acompanhamento na Santa Saúde Oncologia é excelente, as meninas da enfermagem realmente nos acolhem de uma forma em que nos sentimos parte da família”.
Atualmente ela passa pelo tratamento no novo Complexo de Radioterapia da Santa Casa de Santos para concluir essa fase de sua história e por fim, tocar o tão esperado sino da vitória.