Blog
A alergia de pele é uma reação inflamatória que surge após uma resposta exacerbada do sistema imunológico, provocada por fatores como picadas de inseto, sol, frio, pelos de animais, alimentos e outros fatores.
Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população possui algum tipo de alergia.
A pele costuma ser o órgão mais afetado por processos alérgenos, isso porque, o sistema imunológico confunde substâncias inofensivas do corpo com invasores, liberando uma reação química que se manifesta por toda a pele, provocando os mais variados sintomas.
Entre todos os tipos de alergia de pele, destacam-se 4:
- Angioedema: Inchaço ocasionado pelo vazamento de líquido dos vasos sanguíneos, provocado por reações alérgicas que costumam afetar lábios, face e pálpebras;
- Dermatite de contato: Provocada pelo contato com substâncias irritantes;
- Dermatite atópica: Causada por fatores como calor, frio, fumaça e produtos de limpeza, acometendo regiões como braços e joelhos.
- Urticária: Ocasionada por picadas de inseto, medicamentos e alimentos, causando irritação e manchas na pele que podem durar aproximadamente 6 semanas.
Sintomas como coceira, irritação, descamação, ardor, queimação e vermelhidão costumam ser os mais comuns, entretanto, em casos mais graves, podem causar inchaço nos olhos e na boca, desconforto na garganta e dificuldade para respirar, podendo aparecer imediatamente ou horas após o contato com o fator alérgeno.
A alergia tem cura e não é contagiosa, o diagnóstico pode ser realizado por um alergista ou dermatologista que irá avaliar os sintomas e o resultado dos exames. O tratamento pode variar de acordo com a causa e a intensidade do fator alérgeno na pele, pomadas, hidratantes e comprimidos costumam ser os mais recomendados para aliviar coceiras e diminuir a alergia.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de alergistas e dermatologistas capacitados para o atendimento de beneficiários com alergia, para isso, basta acessar o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.