Blog
Colesterol: como funciona e como prevenir os efeitos maléficos à saúde
O colesterol é uma substância essencial para o funcionamento do organismo, mas em excesso pode causar problemas para a saúde. Isso porque o colesterol é um tipo de gordura (lipídio) presente em todas as células do corpo e é fundamental para a produção de hormônios, vitamina D e outras substâncias que ajudam na digestão dos alimentos, sendo produzido pelo fígado e também podendo ser obtido através da alimentação.
Existem dois tipos, sendo eles:
Colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade): Conhecido como colesterol “ruim”, o ldl pode se acumular nas paredes das artérias formando placas que dificultam o fluxo sanguíneo.
Colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade): Conhecido como colesterol “bom”, o hdl ajuda a remover o excesso do colesterol das artérias e transporta-o de volta ao fígado, onde é eliminado do corpo.
Para entendermos o funcionamento dessa substância, o colesterol circula no sangue ligado a proteínas, formando as lipoproteínas (DLD e HDL). O LDL transporta o colesterol do fígado para as células, onde é utilizado em várias funções celulares. Já o HDL faz o caminho inverso, levando o colesterol das células de volta ao fígado para ser eliminado do organismo. A substância se torna prejudicial devido um alto nível de LDL e baixo nível de HDL. Esse desequilíbrio pode levar à formação de aterosclerose que nada mais é do que a formação de placas de gordura nas paredes arteriais. Essas placas podem estreitar as artérias e restringir a passagem de sangue para o organismo, aumentando o risco de doenças cardiovasculares como:
- Acidente Vascular Cerebral (AVC): Interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro.
- Doença Arterial Coronária: Pode levar a angina (dor no peito) e ataques cardíacos.
- Doença Arterial Periférica: Causa dor e problemas de circulação nos membros.
Para prevenir os efeitos maléficos e manter níveis saudáveis de colesterol, separamos algumas dicas:
1 – Adote uma alimentação saudável:
- Procure reduzir o consumo de gorduras saturadas e trans;
- Aumente o consumo de gorduras insaturadas presentes em peixes, nozes, sementes e azeite de oliva;
- Inclua fibras na dieta (encontradas em frutas, vegetais, legumes e grãos integrais).
2 – Pratique atividade física regularmente: exercícios aeróbicos ajudam a aumentar o HDL e reduzir o LDL;
3 – Mantenha um peso saudável: O excesso de peso pode aumentar ainda mais os níveis de LDL e diminuir os de HDL;
4- Evite o consumo de álcool e o tabagismo: O consumo excessivo de álcool pode levar ao aumento do colesterol e outros problemas de saúde e o tabagismo danifica as paredes das artérias, facilitando o acúmulo de placas de gordura.
5 – Faça exames regulares: Monitorar os níveis de colesterol com exames de sangue regulares ajuda a identificar problemas precocemente, permitindo que a intervenção ocorra de maneira rápida
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de especialistas capacitados para o acompanhamento e atendimento de beneficiários com colesterol alto. Para isso, basta acessar o guia médico pelo site: http://www.planosantasaude.com.br ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.