Blog
Você já teve aquele incomodo chato na cabeça? Ou aquela dor muito forte que te impede de ter contato com a luz? Esses são os principais sintomas da cefaleia e enxaqueca, mas você sabe diferenciar cada uma delas? Neste texto você irá descobrir como distinguir essas duas condições.
CEFALEIA
De acordo com a sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% da população alega já ter tido dor de cabeça ao menos uma vez na vida. A principal característica da cefaleia é um incômodo doloroso que pode afetar qualquer parte da cabeça, incluindo face e pescoço. Com mais de 150 tipos, pode ser classificada de acordo com a origem da dor e também dividida como primária ou secundária.
Entre todos os tipos, o mais comum é a cefaleia tensional, considerada uma dor leve, mas com possibilidade de ser constante, geralmente está ligada a fatores de estresse ou contração muscular. Normalmente, a cefaleia acontece por causa de má alimentação, sedentarismo, estresse, má qualidade de sono e posicionamento postural. Fatores ambientais como poluição e calor também influenciam.
Leia também “Doenças cardiovasculares: fatores de risco, prevenção e tratamento“
ENXAQUECA
Já a enxaqueca é caracterizada por uma dor latejante em um os lados lados da cabeça, variando sua intensidade de média a forte. Além disso, geralmente ela vem acompanhada por sensibilidade a luz, sons, náuseas e vômitos, contendo durabilidade da dor de 4h à 72h. Hábitos como o consumo de queijos, chocolates, café e alimentos embutidos, excesso de exposição ao sol, tabagismo e ingestão de bebidas alcóolicas podem desencadear uma crise. Já transtornos de humor, como por exemplo, ansiedade e depressão, também podem estar associados a um episódio de enxaqueca.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Para tratamento de casos leves, analgésicos de farmácia prescritos por um médico ajudam nas dores. Caso esse desconforto seja constantes e intenso, orientamos a procurar um especialista para estudo da causa.
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de especialistas capacitados para o seu atendimento. Portanto, acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!